Em primeira análise deve-se ressaltar que a democracia surgiu na Grécia com o intuito de uma igualdade social para todos. Nesse sentido a ameaça a democracia, que é de fato a desigualdade social, vem sendo cada vez maior devido às negligências governamentais, que não se importam com o acontecimento, tomando nenhuma medida para solucionar a problemática. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo John Locke configura-se em uma quebra do “contrato social”, já que o governo negligencia sua função de atribuir a igualdade social para toda população.
Ademais, o silenciamento da sociedade vem ocasionando ainda mais a desigualdade como ameaça a democracia já que as pessoas não se pronunciam contra o problema. Segundo a Emmanuel Kant o indivíduo deve agir segundo a máxima que gostaria de ver transformada em lei universal. O silenciamento dos brasileiros causa problemas como o desemprego, falta de escolaridade, a fome e por consequência o declínio da democracia. Diante a isso é preciso que a ideia de Kant seja vista em prática para o combate do problema.
Depreende-se, portanto que o governo insira verba nas áreas de maior de desigualdade por meio do ministério dos direitos humanos com auxílio e prestações de serviços com a finalidade de combater o conflito. É necessário também que a mídia central crie um projeto social, por modo das redes sociais com o objetivo de conscientizar a fim de melhorar a situação. Assim se consolidará uma sociedade democrática e com melhor desempenho.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.