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Por Samueldoss11
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Manoel de Barros, grande poeta pós-modernista, desenvolveu em suas obras uma ‘’teologia do traste’’, cuja principal característica reside em dar valor às situações frequentemente esquecidas ou ignoradas. Segundo a lógica barrosiana, faz-se preciso, portanto, valorizar também a problemática da desigualdade de gênero. Nesse sentido, a fim de mitigar os males relativos a essa temática, é importante analisar a negligência estatal e a naturalização do problema.
Primordialmente, é necessário destacar a forma como parte do Estado costuma lidar com a desigualdade de gênero. Isso porque, como afirmou Gilberto Dimenstein, em sua obra ‘’Cidadão de Papel’’, a legislação brasileira é ineficaz, visto que, embora aparente ser completa na teoria, muitas vezes, não se concretiza na prática. Prova disso é a escassez de políticas públicas satisfatórias voltadas para a aplicação do artigo 5° da ‘’Constituição Cidadã’’, que diz que todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza. Isso é perceptível seja pela diferença salarial, uma vez que as mulheres ganham menos do que os homens, mesmo exercendo a mesma função, seja pelo patriarcado, já que desde cedo as mulheres são ensinadas a se voltarem às tarefas domésticas, enquanto os homens seriam responsáveis pelo sustento da família. Assim, infere-se que nem mesmo o princípio jurídico foi capaz de garantir a equidade de gênero.
‘’O mais escandaloso dos escândalos é que nos habituamos a eles’’. A afirmação, atribuída à filósofa francesa Simone de Beauvoir, pode facilmente ser aplicada ao tema, já que mais escandalosa do que a ocorrência dessa problemática é o fato da população se habituar a essa realidade. Ou seja, a apatia dos próprios indivíduos contribuem para a persistência da problemática.
Torna-se evidente, portanto, que os caminhos para a luta contra o/a desigualdade de gênero no Brasil, apresentam entraves que necessitam ser revertidos. Assim, compete ao Estado – enquanto guardião do bem-estar coletivo -, em parceria com o Ministério da Economia, elaborar políticas públicas, com o objetivo de igualar os salários, independentemente do gênero e instituir campanhas publicitárias nos meios de comunicação, a fim de conscientizar a sociedade. Dessa forma, será possível caminhar para a igualdade, pois garantir o bem-estar da população, é garantir a ordem e o progresso da nação.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 170

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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