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#46565
Na obra ''Utopia'', do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de problemas. No entanto, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto que o autor prega, uma vez que a depressão apresenta barreiras, as quais dificultam a concretização dos planos de More. Esse cenário antagônico é fruto tanto de negligência governamental, quanto de um esvaziamento das relações sociais.



Precipuamente, é fulcral pontuar que depressão como mal do século XXI deriva de uma negligência governamental, no que concerne a criações de mecanismos que caibam tais recorrências. Segundo o filosofo Thomas Hobbes o Estado é responsável por garantir o bem-estar da população. Entretanto, essa máxima filosófica não é efetivada na prática, uma vez que que a baixa atuação das autoridades governamentais no desenvolvimento de programas assistencialistas, acompanhamentos psicológicos e construções de clínicas especializadas para o tratamento de depressão, mostra reflexos diretos de uma conjuntura de negligência estatal.



Ademais, é imperativo ressaltar que as relações sociais fragilizadas potencializam os problemas da mente. Hodiernamente, as relações na sociedade são virtualizadas e baseadas em '' likes'' e ''views'' e de pouco contado interpessoal. O sociólogo Zygmunt Bauman explica tal relação em sua obra Modernidade Liquida, onde afirma que vivemos em um tempo marcado pela flexibilidade, a qual provoca uma certa fragilidade no que tange as relações sobre as coisas ou pessoas. Tudo isso retrata a resolução do empecilho, já que o esvaziamento das relações sociais contribui para a perpetuação da problemática.



Portanto, medidas exequíveis são necessárias para conter o avanço da problemática na sociedade brasileira. Dessarte, com o intuito de mitigar a depressão como mal do século, necessita-se urgentemente, que o Tribunal de Contas da União direcione capital, por intermédio do Ministério da Saúde para a construção de programas assistencialistas e clínicas especializadas para o tratamento da depressão, como exemplo as UBS de cada cidade devem fazer acompanhamento psicológico nas residências da população. Além disso, é papel da família juntamente com as escolas, promover os estreitamentos dos vínculos afetivos para fortalecer as relações interpessoais. Desse modo, atenuar-se-á, em médio e longo prazo, os impactos nocivos da depressão e a coletividade alcançará a Utopia de More.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 193

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 197

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 197

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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