Em primeira análise, vale salientar que a inoperância governamental é um agravante do impasse. Descarte, de acordo com o filósofo Georg Hegel, o Estado é o pai da nação e tem o dever de cuidar de seus filhos. No entanto, percebe-se que o governo não dá a devida importância para o acesso ao cinema, isto porque, a entrada ao cinema é consideravelmente restrita ao público de classe média e alta, e as pessoas que vivem em áreas urbanas, pelo fato dos altos valores cobrados nos ingressos e a falta de salas nas cidades do interior. Assim, pela irresponsabilidade do Estado, parte dos brasileiros não desfrutam do bem-estar social.
Ademais, vale ressaltar que o silenciamento social sobre esse assunto, é um motivador fundamental da situação. Desse modo, a obra "Abaporu", pintada por Tarsila do Amaral, representa por meio da desproporção dos pés e da cabeça, a escassez de um arcabouço intelectual criterioso, sobretudo no que concerne a ótica de exigência dos direitos sociais. Em consoante a esaa pintura, um grande número de cidadãos não denota o acesso ao cinema, e isso é um retrato do posicionamento passivo da população em exigir seus direitos, o que corroba o aumento da taxa de de pessoas que são privadas dessa forma de laser. Evidencia-se então, que o Brasil possui "Abaporus", e os quais devem adotar uma visão mais crítica mediante os problemas que assolam o corpo social.
Portanto, para sanar os obstáculos debatidos, a população, por meio de um projeto online, deve criar uma campanha de incentivo, que trabalhe paralelamente com ações governamentais na questão da maior disponibilidade para o acesso ao cinema. Essa campanha deve ter repercussão nacional e representantes de todas as federações, a fim de cobrar o poder estatal maiores ações para solucionar o embate, esperando, assim, que a população possa de fato protagonizar as práticas governamentais. Dessa forma, será possível dissociar a atual conjuntura, da crítica de Saramago
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.