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Por Arianny
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#80104
"Enasio sobre a cegueira", de José Saramago, retrata a invisibilidade de certos problemas da sociedade. Analogamente, a crítica de Saramago é verificada na questão da democratização do acesso ao cinema no Brasil, uma vez que pouco se fala sobre essa problemática. Com efeito, para discutir esta mazela de maneira ampla, hão de ser analisados os seguintes fatores: a negligência estatal e a banalização social.
Em primeira análise, vale salientar que a inoperância governamental é um agravante do impasse. Descarte, de acordo com o filósofo Georg Hegel, o Estado é o pai da nação e tem o dever de cuidar de seus filhos. No entanto, percebe-se que o governo não dá a devida importância para o acesso ao cinema, isto porque, a entrada ao cinema é consideravelmente restrita ao público de classe média e alta, e as pessoas que vivem em áreas urbanas, pelo fato dos altos valores cobrados nos ingressos e a falta de salas nas cidades do interior. Assim, pela irresponsabilidade do Estado, parte dos brasileiros não desfrutam do bem-estar social.
Ademais, vale ressaltar que o silenciamento social sobre esse assunto, é um motivador fundamental da situação. Desse modo, a obra "Abaporu", pintada por Tarsila do Amaral, representa por meio da desproporção dos pés e da cabeça, a escassez de um arcabouço intelectual criterioso, sobretudo no que concerne a ótica de exigência dos direitos sociais. Em consoante a esaa pintura, um grande número de cidadãos não denota o acesso ao cinema, e isso é um retrato do posicionamento passivo da população em exigir seus direitos, o que corroba o aumento da taxa de de pessoas que são privadas dessa forma de laser. Evidencia-se então, que o Brasil possui "Abaporus", e os quais devem adotar uma visão mais crítica mediante os problemas que assolam o corpo social.
Portanto, para sanar os obstáculos debatidos, a população, por meio de um projeto online, deve criar uma campanha de incentivo, que trabalhe paralelamente com ações governamentais na questão da maior disponibilidade para o acesso ao cinema. Essa campanha deve ter repercussão nacional e representantes de todas as federações, a fim de cobrar o poder estatal maiores ações para solucionar o embate, esperando, assim, que a população possa de fato protagonizar as práticas governamentais. Dessa forma, será possível dissociar a atual conjuntura, da crítica de Saramago
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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