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"O Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais.", é assim que o Artigo 215 da Constituição Brasileira diz a respeito dos direitos culturais do cidadão brasileiro. Diante disso, haja vista que o acesso ao cinema ainda não é democrático no Brasil atual.

Sob viés, ressalta-se o crescimento urbano desordenado, o qual gerou uma concentração maior de cinemas em específicas áreas da cidade, como resultado, excluindo-os, certamente, de locais pouco evidenciados e valorizados pelo mercado imobiliário. Prosseguindo o mesmo ponto de vista, a infraestrutura em cidades médias e pequenas é pouco incentivada para a construção de salas de exibição de filmes, assim como espaços de lazer. Em virtude disso, boa parte da população brasileira é excluída desse tipo de atividade cultural, a qual, segundo o Contrato Social do construalista John Lock "deveria ser fornecido pelo Estado, garantindo o bem-estar coletivo".

De tal maneira, a falta de acesso ao cinema pode contribuir em grande parcela para a negação do direito ao acesso cultural, a perda de potencial pedagógico, e também econômico. Filmes, documentários, curtas, não são apenas fonte de entretenimento, mas também contribuem bastante para conhecimentos, debates e reflexões importantes, direcionadas à população. Infelizmente, os preços dos ingressos ainda são elevados para uma família que sobrevive com um salário mínimo ao mês, realidade da maioria dos brasileiros.

Portanto, deve haver parceria entre Governo e Empresas Privadas para ampliar recursos, através de investimentos, que democratizem o acesso ao cinema, incluindo gratuidade ou diminuição dos valores dos ingressos. A fim de que todos possam ter a devida oportunidade. Segundo o político Lênin "De todas as artes, o cinema é para nós a mais importante.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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