Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos como "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
#58549
"No longa de 2011 "A invenção de Hugo Cabret", o protagonista enfrenta dificuldades ao tentar frequentar o cinema da cidade, pois este era considerado um passatempo exclusivo da elite econômica". Análoga à ficção, não há a plena democratização do acesso ao cinema no Brasil. Tal realidade pode ser explicada pela concentração de salas de cinema nas grandes metrópoles, e pela elitização do acesso a essa arte. Tendo em vista esse cenário excludente, faz-se imperiosa a análise dos fatores que corroboram com essa conjuntura.

Principualmente, observa-se que a distribuição de estabelecimentos cinematográficos no Brasil ocorre de forma desigual. Dessa forma, grande parte das salas de cinema se localizam nas grandes metrópoles como São Paulo, onde concebem um maior lucro. Assim, o cinema configura-se como uma atividade de difícil acesso para a população de pequenas cidades. A exemplo da situação retratada na obra "Tapete vermelho", em que uma ida ao cinema representa uma jornada marcada por desventuras. Assim reflete a dificuldade de acesso à arte, o que infelizmente é evidente no país.

Ademais, é fulcral apontar o alto valor empregado a bilheteria como impulsionador da elitização do acesso ao cinema no Brasil. Segundo Émile Durkheim, os fatos sociais podem ser normais ou patológicos, seguindo essa linha de raciocínio, a concepção cultural de que a arte não abrange a população de baixa renda, atua como um fato social patológico visto que rompe a harmonia social. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.

Faz-se 'mister', portanto, a necessidade de se promover a democratização do acesso ao cinema no Brasil. Para isso, é imprescindível que o governo por intermédio de investimentos financeiros, crie locais exibidores de filmes, nas pequenas e medias cidades. Ademais, as empresas exibidoras, através de incentivos governamentais, deverão diminuir o valor monetário necessário para se ter acesso às obras cinematográficas, de modo que independente de suas classes sociais os indivíduos possam usufruir da "sétima arte". Somente assim cenas como a retratada em "A invenção de Hugo Cabret" não sairiam da ficção.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

Durante a colonização do territ&oacu[…]

Higorrair pode corrigir pra mim?

Vacinação

Grande parte da população age sob in[…]

É de conhecimento geral, que a escola &eacu[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM