Sob esse viés, é relevante notar que a negligência estatal em garantir o direito a produções culturais para todos faz persistir esse cenário. De acordo com o pensador e filósofo chinês Confúcio, a cultura deve ficar acima da diferença de condição social. Nessa perspectiva, porém, isso não ocorre em território brasileiro, visto que o Estado, por vezes, ignora e mantém-se despreocupado com a legitimidade dos direitos dos cidadãos ao não proporcionar possibilidades para todos de assistir ou participar de apresentações que valorizam a cultura, muito menos incentivar essas ações de maneira eficaz.
Ademais, a segregação socioeconômica exponencia a problemática de não acesso à cultura. Segundo Ariano Suassuna, o Brasil é um país dividido em dois: "o dos privilegiados e o dos despossuídos". Sob essa ótica, a falta de recursos e o alto custo da entrada em locais onde corre produções audiovisuais, por exemplo, acaba por dar continuidade a deplorável realidade vivida no tecido social, em que os de baixa renda mantém-se ignorantes e de fácil manipulação, enquanto os que possuem todos os direitos garantidos permanecem inertes e despreocupados com o bem - social.
Portanto, diante do exposto, atitudes devem ser tomadas para sanar o descaso que a escassez de acesso a manifestações culturais para todos causa. A fim de que todos possam ser enriquecidos democraticamente de cultura, através de verbas orçamentárias, é dever do Ministério da Cultura - órgão responsável por prover acesso à cultura nacional para todos - promover o programa "Mais Cultura", onde serão organizadas apresentações artísticas de maneira gratuita em todo o Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.