Por ARTHUR220217
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#46614
De acordo com a Constituição de 1988, caberá ao Estado garantir o exercício dos direitos culturais e o acesso a cultura a todos cidadãos. Entretanto, a democratização do acesso à cultura não ocorre de maneira efetiva, conforme a pesquisa Cultura nas Capitais, de JLeiva Cultura e Esporte, a classe alta esta presente em 67% em eventos culturais, esse entrave tem relação com poder de compra da classe baixa em eventos culturais e a representatividade étnico-cultural.
Primeiramente, a parcela pobre da população não tem o direito ao acesso de eventos culturais, por diversos fatores como a baixa renda, localidade e preconceitos. Além disso, a extinção da meia-entrada pode ser positiva, de acordo com a ANCINE, em 2019 cerca de 80% dos ingressos eram meias-entradas, porém, a politica não atinge de fato a classe baixa sendo mais benéfica para classe alta já que frequentam a escola por mais tempo, planos de saúde que ampliam a expectativa de vida, por isso a necessidade de uma nova politica social que colabore para ampliação de acesso a população de baixa renda.
Outro aspecto importante a se destacar é a representatividade étnico-cultural no Brasil, segundo Ana Célia, doutora em Educação pela UFBA, a representatividade social do negro nos livros didáticos, além de raras, são estereótipos e discriminam ao invés de valorizar a importância histórica e social, por exemplo, os quilombos e luta de liberdade dos negros e a participação na identidade brasileira como a religião do candomblé e a dança capoeira. Também, a disseminação de concepções preconceituosas para crianças será prejudicial para o desenvolvimento na sociedade, acreditando ser esta uma realidade e não uma representação distorcida.
Portanto, é evidente que a democratização do acesso à cultura é uma adversidade e seja necessária uma mudança de cenário. Sendo assim o Ministério da Cultura deverá implantar uma lei de acesso a eventos culturais que seja mais especifica para população de baixa renda, assim permitindo a democratização e a disseminação cultural e em colaboração com Ministério da Educação deveram realizar uma revisão educacional nos livros que terá como objetivo a representatividade étnico-cultural das nossas origens, essas medidas proporcionaram o acesso mais justo a eventos culturais e a valorização étnico-cultural brasileira.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
107 Exibições
por belovr
1 Respostas 
111 Exibições
por RayaneSC
0 Respostas 
84 Exibições
por Santns25
0 Respostas 
69 Exibições
por Flicker2307
0 Respostas 
62 Exibições
por samuel006p
4 Respostas 
502 Exibições
por Samara102006
1 Respostas 
91 Exibições
por Gaabriel099
0 Respostas 
86 Exibições
por Jhuilionzin
0 Respostas 
119 Exibições
por jnp240808
11 Respostas 
581 Exibições
por Samara102006

Desde que o mundo é mundo, e que as formas […]

Olá, Oliveira1! Obrigado por enviar sua red[…]

A desigualdade

Olá, Camilyzyw! Obrigado por enviar sua red[…]

A violência no Brasil contra a mulher &eacut[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM