Em primeiro lugar, é preciso analisar a baixa renda dessa classe, visto que mesmo com amplas opções de se ter o acesso à cultura boa parte delas são por altos preços. Sabendo disso, observa-se que a desvalorização das diversas culturas brasileiras crescem devido a dificuldade ao acesso à internet e aos espaços culturais próximos dos centros urbanos, tendo por consequência, escasso conhecimento da sua identidade brasileira e menor desenvolvimento cultural. Assim, nota-se que tal discussão é de suma relevância, uma vez que afeta a vida dos indivíduos.
Em seguida, faz-se necessário reforçar que a cultura é um conjunto de memórias e processos históricos de um povo, sendo as atividades de lazer e convívio uma otimização do bem-estar social. Além disso, deve-se ressaltar o que Confúcio disse: "Não corrigir as falhas é o mesmo que cometer novos erros". Desse modo, conclui-se que caso essas adversidades não sejam solucionadas a nossa nação será caracterizada pela sua ausência de perfil e identificação, procedendo não só no "apagamento" de lutas e conquistas brasileiras, mas também no esquecimento da nossa própria história.
Considerando o que foi discutido, percebe-se, então, que a democratização do acesso à cultura no Brasil precisa ocorrer urgentemente. Portanto, as escolas- instituições essenciais para a formação de indivíduos engajados culturalmente-, devem combater pensamentos preconceitos, por meio de projetos pedagógicos, como palestras e oficinas capazes de estimular habilidades socioculturais e interpessoais. Assim, evitaremos comportamentos egoístas ensinando todos a olharem com mais zelo e empatia pelos outros.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.