Avatar do usuário
Por Luziane013
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#67772

A Constituição Brasileira de 1988 assegura a todos os indivíduos do amplo acesso aos bens culturais do país. No entanto, na prática, tal garantia é deturpada, visto que o contato com a cultura não se encontra efetivado na sociedade nacional. Esse cenário nefasto ocorre não só em razão do deficitário incentivo a valorização da cultural nas escolas,mas também devido à excessiva mercantilização da cultura. Logo,faz-se imperiosa a análise dessa conjuntura,com intuito de mitigar os entraves para a consolidação dos direitos constitucionais.
Em primeira analise, vale destacar que durante o Renascimento Cultural- movimento artístico e intelectual ocorrido na transição da Idade Média para a Idade Moderna a cultura era valorizada e usada como uma maneira de transmitir conhecimentos. Hodiernamente,entretanto,a situação é pouco observada na sociedade brasileira,uma vez que o acesso a cultura,como forma de expandr a construção dos saberes, encontra-se pouco ampliado. Esse panorama lamentável acontece porque a maioria das escolas, instituições essenciais para a formação de indivíduos engajados culturalmente interessa, geralmente,apenas pela transmissão de conteúdos técnicos, negligenciando estimular as habilidades socioculturais. Evidencia-se,portanto que restrita ida ao espaço cultural, relaciona-se com o deficitário incentivo conatocom essa modalidade de entretenimento por parte dos colégios.
Ademais,vale ressaltar que,de acordo com os sociólogos da Escola de Frankfurt,a cultura tornou-se um instrumento voltado para a obtenção de lucros. Nessr viés, a excessiva mercantilização dos bens culturais, como teatro, segrega áreas periféricas,nas quais grande parte da população é desprovida de amplos recursos financeiros para acessar tais meios de lazer. Desse modo,constatar-se que a concentração da cultura em áreas privilegiadas economicamente,atestada pela óptica frankfurtiana, fere os princípios constitucionais e impede a democratização do acesso a esse meio de entretenimento.
Verifica-se,então, a necessidade de ampliar o acesso a cultura no Brasil. Para isso,faz-se imprescindível que o Ministério da Educação e da Cultura,por intermédio de minicursos, instrua os educadores especialmente os docentes em sociologia,haja vista o conhecimento cultural inerente a tal curso a elucidar em suas aulas a importância da valorização dos bens culturais para a ampliação do conhecimento, a fim de estimular os alunos a irem aos teatros,cinemas,danças,etc. Paralelamente,precisa-se que a sociedade civil organizada,mediante a criação de projetos de lei,os quais tornam obrigatório a descentralização da cultura,pressione o poder judiciário a aprová-los,com o objetivo de democratizar o acesso a meios de entretenimento. Assim,tornar-se a possível a construção de uma sociedade permeada pela efetivação dos elementos elencados na Magna Carta"
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
107 Exibições
por belovr
1 Respostas 
111 Exibições
por RayaneSC
0 Respostas 
84 Exibições
por Santns25
0 Respostas 
62 Exibições
por samuel006p
0 Respostas 
69 Exibições
por Flicker2307
4 Respostas 
502 Exibições
por Samara102006
1 Respostas 
88 Exibições
por Gaabriel099
0 Respostas 
85 Exibições
por Jhuilionzin
0 Respostas 
119 Exibições
por jnp240808
11 Respostas 
581 Exibições
por Samara102006
Enem 2018

Sabemos que a maior parte das redes sociais &eacut[…]

Na constituição federal de 1988, doc[…]

Aceita por ser perfeita

No contexto do século XXI, é not&oac[…]

lais458 Deivison claaires Felpz Maxy fl[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM