A princípio, cabe destacar que os contextos culturais abordados nos livros, nos filmes e nas músicas retratam os costumes e a história de civilização. Nesse sentido, embora a Constituição Federal de 1988 permita que todos tenham direito à cultura e a educação, percebe-se que, muitos não são contemplados com essa lei, e consequentemente, são vitimas da exclusão social. Diante disso, essa complexidade baseada no acesso cultural interfere na questão educacional do indivíduo devido a falta de conhecimento adquirido culturalmente através da literatura, da cinematografia e da musicalidade.
Ademais, vale salientar que as instituições de ensino são capazes de minimizarem esse processo exclusivo com a distribuição de conteúdos culturais e didáticos para os estudantes, pois muitos deles não possuem condições de ir ao cinema, comprar um livro e de acessar plataformas de "streaming". Nesse viés, segundo o filósofo chinês Confúcio, " a cultura está acima da diferença da condição social", assim, nota-se a importância de privilegiar todas as esferas sociais com esses sistemas culturais independentemente da desigualdade existente no país. Sob essa óptica, torna-se evidente que o Brasil não é um exemplo dessa democratização igualitária e essencial para educar os brasileiros, submetendo-o, dessa forma, a uma subcidadania.
Portanto, fica exposta, a necessidade de medidas para maximizar a democratização do acesso à cultura. Destarte, o Ministério da Educação - responsável pela qualidade educativa - deve propor a intensificação da distribuição de livros literários e filmes com informações pertinentes nas escolas, por meio da redistribuição de verbas e por dinâmicas que levem os professores a utilizarem com mais frequência tais conteúdos disponibilizados. Dessa forma, objetiva-se facilitar a aprendizagem cultural dos alunos, criar um país mais democrata e com a realidade longe do cenário retratado no filme "Cidade de Deus".
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 130
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 130
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.