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Por EduardaBeatriz
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#65277
De modo ficcional, o filme "Cidade de Deus" retrata o personagem Buscapé como um menino que vive em uma comunidade corrompida pela violência e caracterizada pela falta de acesso à cultura. A partir disso, na realidade, o Brasil também é caracterizado pelos obstáculos existentes para acessar o sistema cultural. Assim, é importante mitigar essa problemática através da democratização do acesso à cultura em questão, haja vista que esse impasse é capaz de intensificar a exclusão.

A princípio, cabe destacar que os contextos culturais abordados nos livros, nos filmes e nas músicas retratam os costumes e a história de civilização. Nesse sentido, embora a Constituição Federal de 1988 permita que todos tenham direito à cultura e a educação, percebe-se que, muitos não são contemplados com essa lei, e consequentemente, são vitimas da exclusão social. Diante disso, essa complexidade baseada no acesso cultural interfere na questão educacional do indivíduo devido a falta de conhecimento adquirido culturalmente através da literatura, da cinematografia e da musicalidade.

Ademais, vale salientar que as instituições de ensino são capazes de minimizarem esse processo exclusivo com a distribuição de conteúdos culturais e didáticos para os estudantes, pois muitos deles não possuem condições de ir ao cinema, comprar um livro e de acessar plataformas de "streaming". Nesse viés, segundo o filósofo chinês Confúcio, " a cultura está acima da diferença da condição social", assim, nota-se a importância de privilegiar todas as esferas sociais com esses sistemas culturais independentemente da desigualdade existente no país. Sob essa óptica, torna-se evidente que o Brasil não é um exemplo dessa democratização igualitária e essencial para educar os brasileiros, submetendo-o, dessa forma, a uma subcidadania.

Portanto, fica exposta, a necessidade de medidas para maximizar a democratização do acesso à cultura. Destarte, o Ministério da Educação - responsável pela qualidade educativa - deve propor a intensificação da distribuição de livros literários e filmes com informações pertinentes nas escolas, por meio da redistribuição de verbas e por dinâmicas que levem os professores a utilizarem com mais frequência tais conteúdos disponibilizados. Dessa forma, objetiva-se facilitar a aprendizagem cultural dos alunos, criar um país mais democrata e com a realidade longe do cenário retratado no filme "Cidade de Deus".
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 170

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 130

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 130

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por Dante
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#65311
Introdução

De modo ficcional, o filme "Cidade de Deus" retrata o personagem Buscapé como um menino que vive em uma comunidade corrompida pela violência e caracterizada pela falta de acesso à cultura. A partir disso, na realidade, o Brasil também é caracterizado pelos obstáculos existentes para acessar o sistema cultural. Assim, é importante mitigar essa problemática através da democratização do acesso à cultura em questão, haja vista que esse impasse é capaz de intensificar a exclusão.

Você apresentou o tema de uma forma muito interessante, chamou a atenção, tendo que você utilizou um conectivo no começo, que não é muito comum, na introdução, mas achei muito bom. Sua contextualização ficou boa. Foi apresentada uma realidade, que é vivenciada por muitos. No entanto, anjo, falta planejamento na sua elaboração. Não sou capaz de observar a tese- a tese é a sua opinião, o seu ponto de vista sobre o tema proposto. Ela pode ser apresentada por meio de declarações afirmativas ou negativas. Não ficou evidente isso, quando você coloca uma tese, vc enriquece seu texto.

Indico que pesquise sobre exemplos de tese para redação.
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Por Dante
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#65317
@Dante,

Desenvolvimento I e II

A princípio, cabe destacar que os contextos culturais abordados nos livros, nos filmes e nas músicas retratam os costumes e a história de civilização. Nesse sentido, embora a Constituição Federal de 1988 preveja/ assegure que todos tenham direito à cultura e a educação, percebe-se que, muitos não são contemplados com essa lei, e consequentemente, são vitimas da exclusão social. Diante disso, essa complexidade baseada no acesso cultural interfere na questão educacional do indivíduo, devido a falta de conhecimento adquirido culturalmente através da literatura, da cinematografia e da musicalidade.

Se você tivesse colocado a sua tese, em seguida, no desenvolvimento I, primeiro período, colocaria o tópico frasal. Que conta na organização textual e planejamento . Assim, de modo geral, sua competência II está boa.

Competência III

*avalia a coerência que você deve estabelecer em relação ao que está sendo dito e o que foi proposto como tema da redação.
*A organização de ideias está muito relacionada à seleção, pois agora é o momento em que vamos fazer a hierarquização dessas informações.
*Para isso, é importante que você interprete as informações que você em mãos para defender a sua tese e consiga cumprir as demais habilidades da competência 3 do Enem: seleção, relação e organização das ideias.

Diante dessas informações, vc vinculou bem as ideais, mas cadê o ponto crítico na sua argumentação? Onde está o problema central na sua argumentação?

Desenvolvimento II

O mesmo problema. Se vc pegar as redações notas mil, vc vai perceber que em todas elas, no desenvolvimento, eles tratam e problematizam sobre um problema.

Exemplo:
Em primeiro lugar, faz-se necessário mencionar o período da Idade Média, na Europa, em que os doentes mentais eram vistos como seres demoníacos, já que, naquela época, não havia estudos acerca dessa temática e, consequentemente, ideias absurdas eram disseminadas como verdades. É perceptível, então, que existe uma raiz histórica para o estigma atual vivenciado por pessoas que têm transtornos mentais, ocasionando um intenso preconceito e exclusão. Outrossim, não se pode esquecer de que, graças aos fatos supracitados, tais indivíduos recebem rótulos mentirosos, como, por exemplo, o estereótipo de que todos que possuem problemas psicológicos são incapazes de manter relacionamentos saudáveis, ou seja, não conseguem interagir com outros seres humanos de forma plena. Fica claro, pois, que as doenças mentais são tratadas de forma equivocada, ferindo a dignidade de toda a população.

O ponto que vc está esquecendo é exatamente o último período dele
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Por 3m1ly
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#65449
@EduardaBeatriz, como o Dante já iniciou uma correção, eu aguardo uma próxima oportunidade. ;)

Não estou fazendo correções, caso eu corrija alguma vai ser no aleatório, pois como o Enem já está chegando tenho que dar um gás a mais ;)
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