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A Constituição Federal de 1988 afirma que todos têm direito a educação. Conquanto, tal prerrogativa não tem sido enfatizado com excelência na prática, quando se observa a democratização da leitura no Brasil. Desse modo, dificultando a universalização desse direito social. Diante dessa perspectiva, faz se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.

Sob esse viés, cabe ressaltar a ausência de medidas governamentais como fator do problema. Nesse sentido, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, observa-se como uma violação do "contrato social", já que o Estado não cumpre com sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a educação.

Ademais, a desigualdade social representa outro agravante fator para a questão. Segundo uma pesquisa feito pelo Instituto Pró-Livro publicada em 2020, resultou que 15% dos leitores de classe mais baixa, não leem livros por falta de infraestrutura urbana e por não terem condições para terem acesso a leitura. Logo, é inadmissível que esse quadro venha ser prolongado.

Portanto, é imprescindível superar as causas dessa problemática. Nesse viés, o Ministério da Educação por intermédio de verbas governamentais, crie bibliotecas públicas em lugares periféricos, a fim de os mais pobres terem acesso aos livros com mais facilidade. Assim, se consolidará uma sociedade mais harmoniosa, onde o Estado desempenha corretamente seu "contrato social", tal como afirma John Locke.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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