Avatar do usuário
Por maferreis
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#112941
De acordo com a Constituição Federal, o Estado garante a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional (Artigo 215). Desse modo, podemos concluir que o direito ao acesso à arte é algo previsto por lei, para todos os cidadãos brasileiros. Contudo, o acesso ainda é restrito para grande parte da população, em especial a periferia.

É fato que, na era moderna, a arte é muitas vezes vista como algo a ser somente comercializado, que possui finalidades apenas lucrativas. Logo, os valores estabelecidos por empresas para ter acesso a mesma podem ser absurdos, tais como ingressos de cinema e taxas para a entrada em exposições artísticas. Essa prática, porém, dificulta o acesso para camadas com baixo poder aquisitivo.

Ademais, é notório mencionar que a falta de investimentos no setor é um grande fator que influencia diretamente neste problema. Uma porcentagem considerável de municípios não possui ao menos, um cinema, museu ou teatro. A constante busca por lucro faz com que os grande parte dos maiores investimentos sejam apenas em grandes cidades, assim, privando grande parte da população de usufruir do consumo da arte.

Em virtude dos fatos mencionados anteriormente, cabe a Secretaria de Cultura promover a criação de novos projetos e programas, como por exemplo, investir na construção de salas de cinema, teatros, e outras construções relacionadas a arte, em áreas do Brasil onde não há nenhuma. Além disso, a diminuição do preço para acessar tais construções também é essencial, tal feito pode ser realizado através de parcerias com empresas. Promover o acesso a arte é promover a democracia!
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar redação
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Passe ilimitado
Comentários
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Texto não corrigido

A Constituição Federal de 1988 assegura a todos os[…]

O artigo 4 da Declaração Universal dos Direitos Hu[…]

alguém poderia por favor corrigi-la? @Lauany25 @M[…]

O programa televisivo "Catalendas" con[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!