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Por Anna1
#34111
A canção “Culpa Minha?”, da cantora Bê O, retrata a história de uma vítima de estupro que se martiriza pelo abuso porque a sociedade alegava que ela era a culpada. Embora a música contenha um roteiro fictício, ela se assemelha à realidade de muitas mulheres brasileiras, na qual vivem em um país que normaliza a violência sexual. Assim, os resquícios deixados do sistema patriarcal na sociedade contemporânea e a objetificação da mulher na mídia intensificam o problema.

Em primeiro lugar, vale ressaltar que o patriarcalismo contribui para o agravo da questão. Prova disso, a socióloga Heleieth Saffioti, em seu livro “Gênero, Patriarcado e Violência”, afirma que no regime patriarcal as mulheres são vistas como objetos de satisfação masculina e produtoras de herdeiros. Nessa perspectiva, é notório que, até os dias atuais, vestígios desse sistema extremamente machista pairam sobre a sociedade, uma vez que muitos homens, além de sentirem a grande necessidade de se satisfazerem sexualmente, cometem estupro por ainda enxergarem o sexo feminino como propriedade deles. Logo, a persistência de traços desse sistema corrobora a normalização social de tal prática abusiva.

Em segundo lugar, a objetificação feminina na mídia também motiva a cultura do estupro. A exemplo disso, na propaganda da marca de cerveja “Itaipava” é retratada uma mulher de corpo escultural e seminu, utilizado como um viés apelativo para promover a venda do produto e atrair os consumidores. Isso torna o corpo feminino suscetível ao desrespeito e à violência, de maneira que não pareça algo errado, como se ele fosse um objeto público e passivo de toques não consensuais. Por conseguinte, essa exposição fortalece e contribui com tal violação corporal.

Portanto, providências precisam ser tomadas para mudar essa lamentável situação. Para tal, o Ministério da Educação, juntamente com o Ministério da Mulher, deverão, por meio de profissionais qualificados, inserir nos calendários escolares horários semanais para rodas de conversa sobre sexualidade, com enfoque no respeito pelo corpo feminino e na importância do consentimento, não só na relação sexual, visando, desde cedo, ensinar às crianças e aos adolescentes identificar pessoas com más intenções e, principalmente, criar indivíduos mais responsáveis. Dessa maneira, os efeitos da cultura do estupro serão amenizados.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 188

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 195

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 195

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 193

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 191

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por Anna1
#34408
Ashiley escreveu:@Anna1, excelente redação! Eu não tenho o que falar, então deixo para a Six, a Jeny e o Higor. ;)
Okay, obrigada, Ashiley. :D
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Por Luanaji
#34477
@Anna1, é só um errinho bobo pra falar a vdd. Lá no começo do texto, senti a falta de uma vírgula, na parte "se martiriza pelo abuso porque...", se separa por vírgula a explicação da parte anterior. Só vi esse errinho mesmo, não se preocupe, provavelmente só foi por falta de atenção mesmo. Excelente redação, parabéns. E se puder, dá uma olhadinha na minha redação, por favor ;)

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