Avatar do usuário
Por FabioSt
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#110543
Platão em seu livro "Apologia de Sócrates" no qual relata como foi o julgamento do seu mestre e filósofo, evidencia como se dava a punição de quem contrariasse às ideias estabelecidas naquela época. Sócrates foi condenado à morte por influenciar os jovens gregos a questionarem sobre a existência dos deuses. Em comparação ao livro de Platão, notasse hodiernamente essa realidade se assemelha no mundo virtual. O problema da liberdade anônima e a fiscalização adequada das redes, são fatores importantes que corroboram para a cultura do cancelamento no qual há um ambiente cercado de "juízes" que nem sequer dão o direito constitucional do julgado ao contraditório e à ampla defesa.
O problema da liberdade anônima, no que tange ao julgamento, muitas vezes sem precedentes, é a não responsabilização da palavra de quem está do outro lado da tela. Essa nova "inquisição virtual", pode-se dizer que contraria à própria Constituição Federal, uma vez que o "cancelado" não tem o direito de se defender e, na maioria das vezes, sofre danos verbais e morais por muitos desses "juízes da "internet". Um caso mais comum e recente ocorrido foi do ex-deputado Arthur Do Val no qual menciona, com palavras infelizes, a respeito das mulheres ucranianas em um momento difícil daquele país. Em decorrência disso, Do Val perdeu muitos seguidores nas redes sociais, foi ameaçado de violência e perdeu seu cargo de deputado. Independentemente do que o indivíduo disse ou não, o que fica nítido é que o senso de crítica das pessoas em face da outra é que: quem julga nunca erra e quem é julgado, cometeu um erro crasso sem hipótese de retratação.
Somando-se a isso pode-se considerar que se há uma liberdade anônima que permite que as pessoas não messam suas palavras, há, no entanto, uma falta de fiscalização adequada por parte das autoridades competentes. Embora existam normas no qual regulamentam o acesso à "internet", como a lei 12.965/2014, ainda andam em passos contados. Em decorrência dessa falta de controle nas redes sociais, percebe-se uma "terra sem lei" em que há infindos perfis de usuários e facilidade em criar contas gerando uma razoável segurança a esses, opinar da forma de que lhes convém.
É necessário, portanto, que as regras vigentes sejam um pouco mais aplicadas e que novas regras complementares sejam estabelecidas com o objetivo de que a cultura do cancelamento não prospere como um fato corriqueiro tal qual se encontra, pois, há autoridades certas para julgar seja qual for o caso. Além disso, é importante a divulgação para conscientização da população por meio dos veículos de comunicação explicando-as e convencendo-as de que esse "linchamento virtual" não é a melhor solução de justiça.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
167 Exibições
por 2006
cultura do cancelamento
por isas522    - In: Outros temas
3 Respostas 
130 Exibições
por isas522
0 Respostas 
76 Exibições
por KamilleV
Cultura do cancelamento no meio virtual
por Yassii    - In: Outros temas
0 Respostas 
76 Exibições
por Yassii
0 Respostas 
72 Exibições
por rodriguees29
0 Respostas 
62 Exibições
por Vlademir
Cultura do cancelamento no meio virtual
por RafaelVilar    - In: Outros temas
1 Respostas 
107 Exibições
por RafaelVilar
Cultura do cancelamento no meio virtual
por RafaelVilar    - In: Outros temas
0 Respostas 
78 Exibições
por RafaelVilar
0 Respostas 
79 Exibições
por Rani17w90
0 Respostas 
92 Exibições
por maryp

Por nada. Fico feliz por ajudar :D

INVISIBILIDADE E REGISTRO CIVIL: GARANTIA DE ACESS[…]

A evolução tecnológica nas &u[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM