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Por Maria10
#63271
O termo cancelamento surgiu em meados de 2017, O fenômeno começou a ganhar visibilidade durante o movimento #MeToo, Que denunciar assédio sexual de homens conhecidos contra mulheres. Essa cultura ejeta uma pessoa composição de fama ou influência, Devido suas atitudes questionáveis.Isso se potencializa nas redes sociais (o mundo digital ) que é onde as pessoas conseguem ser anônimas ou não.
Como tudo nessa vida o cancelamento tem seus pontos positivos e negativos. Como positivo 2 pontos significa a reação e indignação das pessoas em relação ao racismo, crimes, desigualdade, que antes passavam despercebidos. Como pontos negativos: os problemas que o cancelado pode enfrentar por conta da pressão do público.
Segundo psicólogas, Esta cultura pode causar vários danos à saúde mental do cancelado, Sendo um deles o isolamento, Que pode ajudar a ocasionar danos à saúde mental. Várias celebridades foram cancelados, alguns dos motivos foram suas falas vírgulas apoiar alguém do meio governamental ou sua participação em um reality show. Karol Conká foi a maior cancelada de 2021. O público do programa acharam suas fases xenofóbicas e também acharam que ela fez abuso psicológico.
A "internet é uma grande justiceira". Porém essa "justiça" pode acabar mudando de certa forma a vida de alguém, Para a internet não importa suas boas ações do passado, Essa atitude errada que cometeu pode acabar resumindo quem você é. Por que julgar é mais fácil para internet.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante não articula as partes do texto ou as articula de forma precária e/ou inadequada, apresentando graves e frequentes desvios de coesão textual. Na redação enquadrada neste nível, há sérios problemas na articulação das ideias e na utilização de recursos coesivos: frases fragmentadas; frase sem oração principal; períodos muito longos sem o emprego dos conectores adequados; repetição desnecessária de palavras; não utilização de elementos que se refiram a termos que apareceram anteriormente no texto.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 0

Você não atingiu os critérios definidos na Competência 5. O participante não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.

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Por eurodrigo
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#63281
Maria10 escreveu:@eurodrigo poderia corrigir minha redação, por favor
Claro, Maria! Adicionei a sua redação à minha lista. Assim que possível, trago uma correção. Abs. ;)
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Por eurodrigo
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#63419
Correção de redação - ENEM
➜ Autor(a): @Maria10
➜ Tema: A CULTURA DO CANCELAMENTO
➜ Material de base (🇽)
Obs.: Atenção! Lembre-se que não sou profissional e, por isso, o único intuito é ajudá-lo(a).

Legenda de correção:
➜ A1, A2 e retomadas (tese)
Elementos temáticos
➜ Ótimo! Muito bem!
➜ Poderia ser melhor
➜ Erro (desvio)
➜ Confuso (não está claro)
Repetição
➜ Desnecessário
➜ Conectivos e operadores argumentativos
➜ Repertório e/ou material sociocultural
➜ Elementos da proposta

Espelho - Introdução
O termo cancelamento surgiu em meados de 2017, O (o) fenômeno começou a ganhar visibilidade (ganhando visibilidade) durante o movimento #MeToo, Que (que) denunciar (denuncia) assédio sexual de homens conhecidos contra mulheres. Essa (retomada) cultura ejeta uma pessoa composição de fama ou influência, Devido (devido) suas atitudes questionáveis. Isso se potencializa nas redes sociais (o mundo digital ) que é (retirar), onde as pessoas conseguem ser anônimas ou não.
Comentários
➜ A sua introdução está confusa. Você trouxe os elementos temáticos, porém não conseguiu estruturar bem as suas ideias, não clareando a sua tese. Cuidado! Você precisa, com clareza, posicionar-se diante à problemática, trazendo os seus argumentos antecipados para a defesa do seu ponto de vista. Em suma, tese não evidente e estrutura de construção de ideia mal trabalhada.

Espelho - Desenvolvimento 1
¹Como tudo nessa vida o cancelamento tem seus pontos positivos e negativos. Como (ausência de conectivo intra) positivo 2 pontos significa a reação e indignação das pessoas em relação ao racismo, crimes, desigualdade, que antes passavam despercebidos. Como (ausência de conectivo intra) pontos negativos: os problemas (quais?) que o cancelado pode enfrentar por conta da pressão do público.
Comentários
➜ Esse desenvolvimento, assim como a introdução, está muito confuso. A estrutura utilizada não transparece clareza para o leitor, o que dificulta o entendimento do seu posicionamento. Ademais, há a ausência de conectivos intra e inter, o que a C4 exige. A sua exemplificação a respeito da indignação foi interessante, porém, não há uma base de argumentação. Tudo está muito solto e raso. Atente-se a isso.
➜ ¹ Utilize operadores de conexão para interligar parágrafos. Lembre-se: a C4 exige o uso de conectivos durante em todo o texto, para viabilizar, assim, a fluidez da sua construção.

Espelho - Desenvolvimento 2
¹Segundo (ausência de conectivo inter) psicólogas (Quais psicólogas? Qual é a fonte?), Esta (esta) cultura pode causar vários danos à saúde mental do cancelado, Sendo (sendo) um deles o isolamento, Que (que) pode ajudar a ocasionar danos à saúde mental. Várias (ausência de conectivo intra) celebridades foram cancelados, alguns dos motivos foram suas falas vírgulas (como assim?) apoiar alguém do meio governamental ou sua participação em um reality show. Karol (ausência de conectivo intra) Conká foi a maior cancelada de 2021 (Qual a fonte? É de senso comum?). O público do programa (Qual programa?) acharam (achou) suas fases xenofóbicas e também acharam (achou) que ela fez abuso psicológico. (não produtivo)
Comentários
➜ Esse desenvolvimento está extremamente confuso. As suas ideias estão soltas, não há conexão. Os "repertórios" utilizados não possuem fonte, base de autoria e, muito menos, produtividade. Atente-se à mau estrutura de um desenvolvimento para, assim, não voltar a cometer os mesmos erros.
➜ ¹ Inicie o desenvolvimento 2 com uma retomada da problemática, bem como, claro, um conectivo inter.

Espelho - Conclusão
A (ausência de conectivo inter) "internet é uma grande justiceira". Porém (,) essa "justiça" pode acabar mudando (Como?) de certa forma a vida de alguém, Para (para) a internet não importa suas (não leva em conta as) boas ações do passado, Essa (essa) atitude errada que cometeu pode acabar resumindo quem você é. Por que (Porque) julgar é mais fácil para internet. (AUSÊNCIA DE PROPOSTA - C5 desconsiderada)
Comentários
➜ A sua conclusão não compreende os critérios definidos pelo modelo Enem de dissertação-argumentativa. Lembre-se: para validar a sua C5, você precisa apresentar uma proposta de intervenção que resolva a problemática defendida durante o texto. Nesse caso, pontuar um agente, uma ação, um modo (ou meio), uma finalidade e, ainda, um detalhamento relacionado a algum elemento. Nessa redação, então, como não há proposta, a sua C5 foi desconsiderada.

Avaliação final
Comentários
ATENÇÃO! Os corretores do Enem poderiam zerar a sua redação, com a justificativa de fuga da estrutura assertiva da dissertação-argumentativa. Entretanto, outros poderiam considerar alguns argumentos como defesas e, por isso, atribuir uma nota mínima - não zero. Muito cuidado! Estude o modelo Enem e a estrutura desse tipo de texto para um melhor rendimento.
➜ Considerações: a sua tese não está clara; todos os seus argumentos estão rasos e genéricos; os repertórios utilizados não possuem base de autoria, muito menos fontes confiáveis; não há operadores argumentativos, ou seja, não há fluidez de construção; e, por fim, a proposta de intervenção não foi, claramente, apresentada. Logo, o seu texto está em um nível muito abaixo do que é exigido no Enem. Porém, calma! Estude, estude e... estude. Tudo irá se encaminhar se você manter o foco. Sucesso! :D

Nota
➜ C1 (80)
➜ C2 (80)
➜ C3 (80)
➜ C4 (40)
C5 (0) > Desconsiderada

Materiais de estudo
➜ Aula - Introdução

➜ Aula - Desenvolvimento

➜ Aula - Conclusão

➜ Aula - 5 competências em 5 minutos
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