• Avatar do usuário
#80905
"O homem nasceu livre, e em toda parte se encontra acorrentado", o filósofo Russeau revela com esta frase que independente da liberdade, sempre haverão correntes nos pulsos humanos. Muitos paradigmas existem sobre as correntes do século XXI, e com a cultura do cancelamento isso foi amplificado, fazendo com que qualquer ação fora dos padrões grupais, seja motivo para tal atitude. O medo de ser cancelado acabou por surgir junto à ansiedade de encaixar em algum lugar, tornando a experiência social algo negativo para o homem desta geração.
Com o avanço da tecnologia, a informação se tornou algo muito fácil de ser conseguido, mas com a cultura do cancelamento não se vê a realização de tal ato. O motivo para o cancelamento se encontra naquilo que não é ligado às bases de quem o julga, sem pesquisas relevantes sobre a realidade da situação, permitindo que qualquer pessoa o faça quando sentir direito. Numa sociedade, a dominância sobre esse poder revela traumas e pode os produzir, considerando os dados atuais de ansiedade, o Brasil possui a maior taxa de ansiedade do mundo, e sua população, a terceira maior taxa de atividade em redes sociais.
A psicologia revelou, no último século, um nível alto de fobia social, algo que pode ser controlado quando há uma responsabilidade maior sobre os sentimentos do outro. Atrás de telas é uma tarefa fácil indicar problemas, no cotidiano nem tanto. Ultimando, todo homem possui algum histórico politicamente incorreto perante os juízes ativos das redes sociais. Tem-se uma conclusão com esses dados de que o indivíduo que aponta os dedos é aquele que menos busca compreender os motivos do apontado; Um vilão moderno, enraizado numa cultura tão diversa quanto a atual. Paulo Neruda cita que há liberdade para fazer escolhas, mas as consequências aprisionam, e é isso que não se encontra nesta cultura. Publicar algo para todos concordarem é fácil quando um comentário oposto não possui o mesmo peso; "Uma sociedade responsiva é aquela em que os padrões morais refletem as necessidade de todos os seus membros", o sociólogo Amitai Etzioni alerta a população com isto, a responsabilidade moral é algo de e para todos, e deve existir.
Portanto, a cultura do cancelamento é um dos fenômenos da falta de responsabilidade de uma sociedade com necessidade de éticas concordantes, uma vez que existem tantos pontos de vista sendo cancelados e banalizados ao mesmo tempo. A diferença é essencialmente humana, o direito humano de liberdade de expressão a defende, basta ao homem quebrar as correntes que o desrespeito de opinião alimenta diariamente, e a sociedade poderá ter então uma reflexão positiva sobre seus padrões morais.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

No livro o ceifador, o odiado vilão, Goddar[…]

A constituição federal de 1988, prev[…]

Invisibilidade e registro civil

A despeito de todo progresso científico e h[…]

A despeito de todo progresso científico e h[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM