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Por NICASSIA
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A constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6, o direito a segurança como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se repercutido com ênfase na prática quando se observa a cultura de assédio no Brasil, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.

Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater o assédio. Nesse sentido, o machismo é a grande causa do assédio, a mulher é sempre julgada da maneira que se veste, locais que frequenta, horários de idas e vindas. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do " contrato social", já que o estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a segurança, o que infelizmente é evidente no país.

Ademais, é fundamental apontar que se "mulheres que saem com roupas curtas estão pedindo para ser estrupada". Diante de tal exposto, e difícil sair de casa tranquila, sabendo que a qualquer momento pode sofrer abuso ou assédio é no final a culpa é da mulher. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a pendurar.

Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, imprescindível que a educação sexual através de palestras nas escolas ensinem a crianças e adolescentes saibam identificar se estão sendo vítimas de assédio, assim se torna possível uma sociedade mais segura, onde o estado desempenha corretamente o seu "contrato social", tal como afirma John Locke.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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Obrigado, se possível, corrija a minha do E[…]

@eurodrigo poderia dar uma olhada?

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