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Por LariLuiz
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#68695
Na música “Strawberry Shortcake", a cantora estadunidense Melanie Martinez relata, através de metáforas, o abuso sexual sofrido pelas mulheres e como a sociedade age, silenciado as vítimas e perpetuando a culpa sobre elas, ao invés de condenar os culpados. Desse modo, a obra apresenta a cultura do assédio, analogamente ao que ocorre no Brasil. Por tanto, faz-se necessário analisar os entraves dessa conjuntura, com enfoque nos papéis de gênero e o cerceamento dos direitos femininos.

Simultaneamente, de acordo com Simone de Beauvoir “Não se nasce mulher, torna-se", discutindo em seu livro O Segundo Sexo, a ideia de diferir sexo (relacionado ao biológico) de gênero (construção social). Assim, o machismo propõe um roteiro a ser seguido por ambos os gêneros, no caso do feminino devem ser “belas, recatadas e do lar". Logo, tais costumes impulsionam a procura de justificativas para o assédio, culpando as vítimas que fogem do padrão de unificação, atentando-se as vestimentas e comportamentos, em vez de ensinar os homens a respeitarem e julgá-los legalmente. Certamente, é possível observar uma inversão de valores que desampara as vítimas, prejudicando as denúncias.

Ademais, a Constituição Federal prevê, em seu artigo 5°, o direito à igualdade e à segurança aos cidadãos brasileiros. Porém, o assédio afeta a isonomia, considerando que o medo se torna parte do cotidiano das mulheres, afetando na escolha de roupas, locais que frequenta e causando problemas psicológicos. Dessa forma, diariamente são abertos 7 processos de assédio no trabalho, tornando evidente a causa da insegurança independente do ambiente em questão. Então, as vítimas convivem com a falta de segurança que provoca medo diário, tornando a igualdade entre homens e mulheres uma utopia.

Em suma, é essencial enfrentar os desafios que dão continuidade aos casos de assédio no país. Portanto, cabe ao Ministério da Educação investir em campanhas nas escolas, promovendo palestras com ajuda de psicólogos e sociólogos. Também, devem realizar debates em sala de aula sobre o problema supracitado, a fim de diminuir os crimes relacionados ao assédio e incentivar as denúncias. De tal maneira, será possível que a igualdade, prevista por lei, se torne realidade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 170

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 150

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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Por Gi69
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#68699
OI, ESPERO QUE VOCÊ ESTEJA BEM!💖

LEGENDA:
✅ACERTO
❌FALTA/ERRO
📝ERRO DE PORTUGUÊS
😉DICA
🧐OPINIÃO

Vamos lá:
✍🏾✍🏾INTRODUÇÃO✍🏾✍🏾
✅[REPERTÓRIO]Na música “Strawberry Shortcake", a cantora estadunidense Melanie Martinez relata, através ["POR MEIO DE" , "MEDIANTE"," POR INTERMÉDIO" É MELHOR DO QUE ATRAVÉS. ALGUNS CORRETORES ACEITAM, MAS ATRAVÉS SIGNIFICA ATRAVESSAR TRANSVERSALMENTE E POR ISSO, DEVE SER EVITADO QUANDO NÃO TIVER DANDO ESSA IDEIA] de metáforas, o abuso sexual sofrido pelas mulheres e como a sociedade age, silenciado as vítimas e perpetuando a culpa sobre elas, ao invés de condenar os culpados. Desse modo, a obra apresenta a cultura do assédio, analogamente ao que ocorre no Brasil. Por tanto[NÃO É LEGAL USAR PORTANTO AQUI, USE "ASSIM" OU ALGO DO TIPO], faz-se necessário analisar os entraves dessa conjuntura, com enfoque nos papéis de gênero e o cerceamento dos direitos femininos.

🧐SUA INTRODUÇÃO ESTÁ MARAVILHOSA.

✍🏾✍🏾D.1✍🏾✍🏾
😉[SERIA BOM INICIAR COM UM TÓPICO FRASAL, AO INVÉS DE UM REPERTÓRIO]. ✅[REPERTÓRIO]Simultaneamente, de acordo com Simone de Beauvoir “Não se nasce mulher, torna-se", discutindo 📝(DISCUTIDO) em seu livro [NOME DE LIVRO NA REDAÇÃO É SEMPRE ENTRE ASPAS] "O Segundo Sexo", a ideia de diferir sexo (relacionado ao biológico) de gênero (construção social). ✅Assim, o machismo propõe um roteiro a ser seguido por ambos os gêneros, no caso do feminino devem ser “belas, recatadas e do lar". 😉[EU ACRESCENTARIA A A FALSA IDEIA DE SUBORDINAÇÃO AO HOMEM, VISTO QUE FICARIA AINDA MELHOR PARA RELACIONAR COM O PERÍODO SEGUINTE]😉 ✅Logo, tais costumes impulsionam a procura de justificativas para o assédio, culpando as vítimas que fogem do padrão de unificação, atentando-se as vestimentas e comportamentos, em vez de ensinar os homens a respeitarem e julgá-los legalmente. ✅[FINALIZAÇÃO] 😉["ASSIM, FICA NÍTIDA QUE HÁ" FICA COM MAIS CARA DE FINALIZAÇÃO DO PARÁGRAFO DO QUE "CERTAMENTE É POSSÍVEL "]Certamente, é possível observar uma inversão de valores que desampara as vítimas, prejudicando as denúncias

🧐FALTOU O TÓPICO FRASAL.

✍🏾✍🏾D.2✍🏾✍🏾
❌[FALTOU O TÓPICO FRASAL][REPERTÓRIO/LEI]Ademais, a Constituição Federal prevê, em seu artigo 5°, o direito à igualdade e à segurança aos cidadãos brasileiros. ✅[LINK COM O REPERTÓRIO]Porém, o assédio afeta a isonomia, considerando que o medo se torna parte do cotidiano das mulheres, afetando na escolha de roupas, locais que 📝[FREQUENTAM] frequenta e causando problemas psicológicos.✅😉[PELO QUE ENTENDI VOCÊ ESTÁ TENTANDO PROVAR O QUE VOCÊ DISSE ANTERIORMENTE, SUGIRO " UMA EVIDÊNCIA/PROVA DISSO É O FATO..."] Dessa forma, diariamente são abertos 7 processos de assédio no trabalho, tornando evidente a causa da insegurança independente do ambiente em questão.✅😉[EXCELENTE FINALIZAÇÃO. MAS, "ENTÃO" NÃO É UMA CONJUNÇÃO LEGAL, PELO MENOS EU NUNCA A VI EM REDAÇÕES COM NOTAS ALTAS. SUGIRO MUDAR PARA "DESSA MANEIRA" "SENDO ASSIM" "LOGO"]Então, as vítimas convivem com a falta de segurança que provoca medo diário, tornando a igualdade entre homens e mulheres uma utopia.

🧐MUITO BOM.
DEIXO UMA DICA: RETOME OS ARGUMENTOS DA INTRODUÇÃO NO PRIMEIRO PERÍODO DE CADA DESENVOLVIMENTO DE FORMA BEM CLARA. AÍ, DEPOIS DO T.F O QUE VOCÊ COLOCOU NO COMEÇO DOS PARÁGRAFOS SERIA O APROFUNDAMENTO E ESTARIA PERFEITO. RESUMINDO: SÓ ACRESCENTE O TÓPICO FRASAL.

✍🏾✍🏾CONCLUSÃO ✍🏾✍🏾
Em suma, é essencial enfrentar os desafios que dão continuidade aos casos de assédio no país. Portanto, cabe ao Ministério da Educação investir em campanhas nas escolas, promovendo palestras com ajuda de psicólogos e sociólogos. Também, devem realizar debates em sala de aula sobre o problema supracitado, a fim de diminuir os crimes relacionados ao assédio e incentivar as denúncias. De tal maneira, será possível que a igualdade, prevista por lei, se torne realidade.

✅AGENTE
✅AÇÃO
❌MODO ( COMO VAI SER FEITO?)
✅FINALIDADE
❌DETALHAMENTO

É NECESSARIO NO MÍNIMO UMA PROPOSTA COMPLETA.

*NÃO SOU ESPECIALISTA EM REDAÇÃO, MAS TENTO CORRIGIR*

BONS ESTUDOS

Esforço é essencial, mas não é só com isso que chegamos onde queremos. Força, galera!
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Por cassiahso
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#68925
Oiiii tudo bem? Vou corrigir sua redação com base nos meus conhecimentos tá? Já adianto que não indentifiquei nenhum erro gramática ok? Só tem que colocar aspas mesmo na hora de citar o livro blz? 🤗

Vamos lá!

CORREÇÃO >>>

INTRODUÇÃO
Na música “Strawberry Shortcake”, a cantora estadunidense Melanie Martinez relata, através de metáforas, o abuso sexual sofrido pelas mulheres e como a sociedade age, silenciado as vítimas e perpetuando a culpa sobre elas, ao invés de condenar os culpados. Desse modo, a obra apresenta a cultura do assédio, analogamente ao que ocorre no Brasil. Por tanto, faz-se necessário analisar os entraves dessa conjuntura, com enfoque nos papéis de gênero e o cerceamento dos direitos femininos.
COMENTÁRIOS:
• Repertório ✓
• Contextualização ✓
• Encaminhamento argumentativo ✓

Sua introdução está bem legal, cumpre todos os requisitos, repertório pertinente, produtivo e legitimado, e apresentação dos argumentos a analisados no D1 e D2. Eu senti falta de um pouquinho mais de criticidade, acho que vc poderia ser um pouco mais “agressiva” na hora de afirmar que o tema é um problema.

DESENVOLVIMENTO 1
Simultaneamente, de acordo com Simone de Beauvoir “Não se nasce mulher, torna-se”, discutindo em seu livro O Segundo Sexo, a ideia de diferir sexo (relacionado ao biológico) de gênero (construção social). Assim, o machismo propõe um roteiro a ser seguido por ambos os gêneros, no caso do feminino devem ser “belas, recatadas e do lar”. Logo, tais costumes impulsionam a procura de justificativas para o assédio, culpando as vítimas que fogem do padrão de unificação, atentando-se as vestimentas e comportamentos, em vez de ensinar os homens a respeitarem e julgá-los legalmente. Certamente, é possível observar uma inversão de valores que desampara as vítimas, prejudicando as denúncias.

COMENTÁRIOS:
• Tópico frasal ×
• Repertório produtivo, legitimado e pertinente ✓
• Aprofundamento argumentativo ✓
• Fechamento do parágrafo ✓

A estrutura do seu D1 tá quase perfeita, só falta a frase introdutória, para iniciar o parágrafo com mais leveza, é só vc fazer uma frase resumindo oq vc vai dizer no parágrafo.
Ex: primordialmente tem se a idealização do comportamento do gênero feminino com um dos principais causadores do problema.
DESENVOLVIMENTO 2

Ademais, a Constituição Federal prevê, em seu artigo 5°, o direito à igualdade e à segurança aos cidadãos brasileiros. Porém, o assédio afeta a isonomia, considerando que o medo se torna parte do cotidiano das mulheres, afetando na escolha de roupas, locais que frequenta e causando problemas psicológicos. Dessa forma, diariamente são abertos 7 processos de assédio no trabalho, tornando evidente a causa da insegurança independente do ambiente em questão. Então, as vítimas convivem com a falta de segurança que provoca medo diário, tornando a igualdade entre homens e mulheres uma utopia.

• Conectivo interparagrafo✓
• Tópico frasal ×
• Repertório produtivo, legitimado e pertinente ✓
• Aprofundamento argumentativo: acho que vc poderia ter aprofundado mais, tipo pq o medo se torna parte do dia a dia das mulheres? Aaaa pq elas temem ser assedias e por isso deixam de usar determinadas roupas, frequentarem de terminados lugares.... Eu entendi que foi isso que vc quis dizer mas não foi isso que vc escreveu. O corretor só vai considerar oq vc realmente escreveu na redação e não oq vc quis dizer.
Em suma, é essencial enfrentar os desafios que dão continuidade aos casos de assédio no país. Portanto, cabe ao (1) Ministério da Educação (3) investir em campanhas nas escolas, promovendo palestras com ajuda de psicólogos e sociólogos. Também, devem realizar debates em sala de aula sobre o problema supracitado, (5) a fim de diminuir os crimes relacionados ao assédio e incentivar as denúncias. De tal maneira, será possível que a igualdade, prevista por lei, se torne realidade.

COMENTÁRIOS:
• Conectivo interparagrafo ✓
• Tópico frasal✓ tá perfeitoooooo faz isso no D1 e no D2 pra ficar sensacional!
• Fechamento circular do texto ✓

PROPOSTA DE INTERVENÇÃO
Agente: 1✓
Meio/modo: 2×
Ação: 3✓
Detalhamento: 4×
Finalidade: 5✓

Dica: A sua proposta de intervenção tá bem legal e ela ficaria completa fácil, fácil
1° Detalhamento:
O detalhamento é uma informação extra de alguém dos outros elementos da P.I
Vc pode detalhar o meio, a ação, a finalidade e o agente. Eu particularmente acho muito mais fácil Detalhar o agente, como? Explicando pq ele é o agente!
Quer ver um exemplo tranquilo?

Eixo temático: Educação
Agente: Ministério da Educação
Pergunta: Pq o Ministério da Educação e não Ministério da Saúde?
Detalhamento: Pq o Ministério da Educação é o órgão responsável por estabelecer as diretrizes educacionais do país.
Prontinho!

2° meio/modo
Se no lugar de promover palestras.... Vc colocasse "por meio de palestras..." Pronto, tá aí seu meio/modo.

Então sempre que vc for colocar um elemento na sua P.I procure palavras que evidenciam isso.
Olha umas que eu gosto:

*Meio/ modo = por meio de, por intermédio de, através de
*Ação= realize, promova, estabeleça, crie (ação tem que começar com um verbo)
* Finalidade: com o intuito de, com a finalidade de, a fim de


CONSIDERAÇÕES:

É ISSO LINDA! SUA REDAÇÃO TA RUMO A CASA DOS 900+ faltam pequenos ajustes pra tudo dar certo tá? Gostei muito dos repertórios utilizados e a maneira que vc conduziu o texto, continue assim que com certeza vc vai arrassar no final do ano! Qualquer coisa me chama tá? Desculpa a demora...
Espero ter ajudado! Beijos e abraços! ❤️💕😻

Aaaaa a proposta de intervenção vale 200 pontos tá? Então se atenta nas dicas e procura vídeos no YouTube sobre.
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Por Gi69
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#68953
Eu não falei, mas a @cassiahso tem razão kkk. Para tese ficar bem explícita é preciso que você mostre que o tema é um problema! Seja mais agressiva nessa hora @LariLuiz 🤣🤣

Esforço é essencial, mas não é só com isso que chegamos onde queremos. Força, galera!
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Por Anna1
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#69063
TEMA: A CULTURA DO ASSÉDIO NO BRASIL

INTRODUÇÃO

Na música “Strawberry Shortcake", a cantora estadunidense Melanie Martinez relata, através de metáforas, o abuso sexual sofrido pelas mulheres e a maneira como a sociedade age, silenciando as vítimas e perpetuando a culpa sobre elas, ao invés de condenar os culpados. Desse modo, a obra apresenta a cultura do assédio, analogamente ao que ocorre no Brasil [por quê? como você sabe?]. Portanto, faz-se necessário analisar os entraves dessa conjuntura, com enfoque nos papéis de gênero e o cerceamento dos direitos femininos.

DESENVOLVIMENTO 1

Simultaneamente[1], de acordo com Simone de Beauvoir[2] “Não se nasce mulher, torna-se", discutindo em seu livro "O Segundo Sexo", a ideia de diferir sexo (relacionado ao biológico) de gênero (construção social). Assim[3], o machismo[4] propõe um roteiro a ser seguido por ambos os gêneros, no caso do feminino devem ser “belas, recatadas e do lar". Logo[3], tais costumes impulsionam a procura de justificativas para o assédio, culpando as vítimas que fogem do padrão de unificação, atentando-se as vestimentas e comportamentos, em vez de ensinar os homens a respeitarem e julgá-los legalmente. Certamente[5], é possível observar uma inversão de valores que desampara as vítimas, prejudicando as denúncias.

[1] Creio que esse termo não seja o mais adequado para iniciar um parágrafo de desenvolvimento. Recomendo que inicie com "De início", "Primeiramente", "Em primeiro plano", etc. Além disso, recomendo também que você adicione um tópico frasal retomando o seu argumento (o tema do parágrafo) antes do repertório, isso torna seu texto mais organizado. Ex: "De início, cabe explorar os papéis de gênero como um dos empecilhos para a resolução do problema.".

[2] Quem é essa pessoa? Por que é relevante citar um pensamento dela na redação? Sempre coloque qual a ocupação da pessoa que você vai citar. Ex: "De acordo com a filósofa francesa Simone de Beauvoir..."

[3] Esse conectivo não é o mais adequado para esse período, pois ele dá uma ideia de conclusão. Outros conectivos como "Nessa linha de raciocínio" e "Nessa perspectiva", a meu ver, seriam mais adequados.

[4] Essa parte que você falou do machismo, a meu ver, ficou meio desmembrada do restante do parágrafo porque em nenhum momento você falou sobre esse assunto em específico.

[5] Aqui sim você deveria ter usado um dos conectivos que usou nos períodos anteriores ("Logo", "Assim") pois esse período trata-se da conclusão interna do parágrafo.


Comentários: No geral, o seu parágrafo está bom, você argumentou bem e conseguiu explicar o porquê de os papéis de gênero serem um empecilho para a resolução do problema. A meu ver, o que faltou no seu parágrafo foi organização, você precisa melhorar a forma de escrever (parar de usar tanto o gerúndio, por exemplo). Outra recomendação que eu te dou é que fale do livro antes da citação, nesse parágrafo, primeiro você falou a citação e depois falou do livro, só que na minha opinião não ficou tão didático e coerente.

DESENVOLVIMENTO 2

[TÓPICO FRASAL] Ademais, a Constituição Federal prevê, em seu artigo 5°, o direito à igualdade e à segurança aos cidadãos brasileiros. Porém[6], o assédio afeta a isonomia, considerando que o medo se torna parte do cotidiano das mulheres, afetando na escolha de roupas, locais que frequenta e causando problemas psicológicos [como você sabe disso? que repertório comprova isso?]. Dessa forma[3], diariamente são abertos 7 processos de assédio no trabalho[qual a fonte dessa informação?], tornando evidente a causa da insegurança independente do ambiente em questão[por quê? como assim?]. Então[7], as vítimas convivem com a falta de segurança que provoca medo diário, tornando a igualdade entre homens e mulheres uma utopia.

[6] Na minha opinião, você poderia utilizar um conectivo mais formal, como por exemplo "No entanto", "Entretanto", "Contudo", "Todavia", etc.

[7] Mais uma vez, recomendo que utilize um conectivo mais formal.


Comentários: Na minha opinião, o seu parágrafo ficou meio vago. O seu argumento é "o cerceamento dos direitos femininos", ok, como isso impede que o assédio seja solucionado? Você falou muitas coisas no seu parágrafo, as ideias ficaram soltas e sem um repertório que as sustentasse.

CONCLUSÃO

Em suma, é essencial enfrentar os desafios que dão continuidade aos casos de assédio no país. Portanto [evite repetir conectivos], cabe ao Ministério da Educação investir em campanhas nas escolas, promovendo palestras com ajuda de psicólogos e sociólogos. Também, devem realizar debates em sala de aula sobre o problema supracitado, a fim de diminuir os crimes relacionados ao assédio e incentivar as denúncias. De tal maneira, será possível que a igualdade, prevista por lei, se torne realidade.

Comentários: Sobre a conclusão, concordo com as correções anteriores, não tenho nada mais a falar.

:idea: DICA: Evite usar gerúndio muito frequentemente, pois isso pode reduzir sua nota por se tratar de um vício de linguagem. Sempre que der, substitua por uma expressão equivalente.

Espero ter ajudado e peço desculpas desde já se cometi algum erro. :D
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