Simultaneamente, de acordo com Simone de Beauvoir “Não se nasce mulher, torna-se", discutindo em seu livro O Segundo Sexo, a ideia de diferir sexo (relacionado ao biológico) de gênero (construção social). Assim, o machismo propõe um roteiro a ser seguido por ambos os gêneros, no caso do feminino devem ser “belas, recatadas e do lar". Logo, tais costumes impulsionam a procura de justificativas para o assédio, culpando as vítimas que fogem do padrão de unificação, atentando-se as vestimentas e comportamentos, em vez de ensinar os homens a respeitarem e julgá-los legalmente. Certamente, é possível observar uma inversão de valores que desampara as vítimas, prejudicando as denúncias.
Ademais, a Constituição Federal prevê, em seu artigo 5°, o direito à igualdade e à segurança aos cidadãos brasileiros. Porém, o assédio afeta a isonomia, considerando que o medo se torna parte do cotidiano das mulheres, afetando na escolha de roupas, locais que frequenta e causando problemas psicológicos. Dessa forma, diariamente são abertos 7 processos de assédio no trabalho, tornando evidente a causa da insegurança independente do ambiente em questão. Então, as vítimas convivem com a falta de segurança que provoca medo diário, tornando a igualdade entre homens e mulheres uma utopia.
Em suma, é essencial enfrentar os desafios que dão continuidade aos casos de assédio no país. Portanto, cabe ao Ministério da Educação investir em campanhas nas escolas, promovendo palestras com ajuda de psicólogos e sociólogos. Também, devem realizar debates em sala de aula sobre o problema supracitado, a fim de diminuir os crimes relacionados ao assédio e incentivar as denúncias. De tal maneira, será possível que a igualdade, prevista por lei, se torne realidade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.