Primariamente, podemos citar como a raiz do problema o machismo estruturado na nossa sociedade que parte desde da antiguidade, onde as mulheres eram sempre vistas como seres inferiores e inválidas; não somente na hora de opinar ou votar, mas até mesmo na contagem da população eram desconsideradas. Além disso, por muito tempo se manteve a cultura onde a figura feminina era vista apenas como objeto sexual para procriação e, como escrava de afazeres domésticos precisando cozinhar, passar, lavar e limpar para seus maridos ou senhores.
Diante disso, a sociedade criou uma visão machista e opressora sobre a mulher, onde os homens, que sempre foram vistos como superiores, e que também são aqueles que atualmente mais cometem assédio, pensassem que tinham o direito de tratar mulheres como bem entendessem, como meros objetos. Além disso, todo esse comportamento contribuiu para que o corpo feminino fosse cada vez mais sexualizado, resultando em uma cultura de assédio muito forte e que, infelizmente ainda se faz presente nos dias atuais, visto que, o comportamento machista foi passado entre as gerações e continuou estruturado em nossa sociedade, tendo em vista que a maioria dos filhos tendem a repetir o comportamento de seus pais.
Portanto, cabe ao Estado liberar recursos monetários e por meio da mídia, instrumento de grande abrangência, promover campanhas publicitárias, programas televisivos, exibição de filmes, séries ou novelas, que explorem o tema da cultura do assédio no Brasil, mostrando como isso é um problema que precisa urgentemente ser erradicado, e o valor da mulher ser devidamente reconhecido em sociedade. Além disso, o Ministério da Educação deve promover debates sobre o tema nas escolas, ainda nos anos fundamentais, e por meio da educação transformar a maneira tão inferiorizada que a mulher é vista em mais respeito destinado às mesmas. Afim de que, o assédio se torne cada vez menos comum no nosso país, nos fazendo dar um passo para uma sociedade de relação pelo menos um pouco mais harmoniosa e respeitosa.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada