Embora nossa constituição de 1988 assegure a igualdade entre as pessoas, garantindo a liberdade e a segurança, percebe-se que, na atual realidade brasileira, não há o cumprimento dessas garantias para uma boa parte da população: As mulheres. A cultura patriarcal herdada dos antepassados perpetua "grilhões", que impedem a "alforria" feminina como seres humanos livres e dotados de direitos.
Da pré história à contemporaneidade, as mulheres vivem uma eterna luta de classes contra a dominação masculina. Nas grandes sociedades da antiguidade, como Roma e Grécia, as mulheres não eram vistas como cidadãs, logo ocupavam um status de inferioridade social em relação aos homens. Mesmo com a chegada do modo de produção capitalista milênios depois, e com a rápida ascensão da classe feminina para o mercado de trabalho e sua consequente relevância social, a mulher culturalmente ainda é vista da mesma maneira subjugada e inferior em todas as camadas sociais.
Dessa forma, é evidente que assim como Émile Durkheim relata sobre o fato social, essas estruturas sociais de inferioridade feminina e o de papel como de somente procriadora, ainda exercem controle social e estão na mente coletiva de nosso corpo coletivo. Portanto, o assédio é a síntese de todos esses problemas, escancarado todo dia na sociedade e que fere os princípios de liberdade e segurança assentados na constituição brasileira, visto que as mulheres sofrem constantemente em ambientes públicos e privados assédio moral e físico, e que são hostilizadas e culpadas quando decidem falar sobre.
A fim de parar a mentalidade de subordinação das mulheres vê-se necessário a produção e propagação de: Filmes, músicas e todo o tipo de meio cultural que mostre as mulheres em espaços sociais antes dominados por homens, e que também mostre todas as facetas de sua humanidade, por intermédio do ministério da cultura e da iniciativa privada, para que as mulheres passem a ser cada vez mais respeitadas e seus direitos como seres humanos garantidos. Assim sendo, retirando mais alguns "grilhões" e "amarras" de nossa sociedade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.