#68505
A Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948, defende a manutenção do respeito entre povos de uma mesma nação. No entanto, no cenário atual brasileiro, observa-se justamente o contrário, quanto à cultura do assédio no Brasil do século XXI. Nesse sentido, percebe-se que é indispensável a resolução desse problema, que em virtude da falta de discussão social e pelo medo de denunciar, se torna cada vez mais frequente.
Em primeiro plano, compre ressaltar que a carência de diálogo social, está atrelada como propulsora dessa problemática. Conforme Durkheim, o fato social é a maneira coletiva de pensar, nesse sentido, é perceptível que o assédio é resultado da falta de discussão nos diversos grupos sociais, uma vez que, tal assunto deveria ser discutido na família, escolas, igrejas e demais entidades, o que torna sua resolução ainda mais precária.
Ademais, outra dificuldade enfrentada pelas vítimas de assédios, é o medo de denunciar. Na série da Netflix “13 Reasons Why”, a personagem Hanna Beker, grava treze fitas relatando os motivos pelos quais cometeu suicídio, em uma delas, a jovem denunciou um estrupo sofrido ao conselheiro da escola, ele questionou-a sobre quais motivos o levaram a ser estuprada, levando-a desistir da denúncia. Assim, pessoas como Hanna têm medo de procurar à justiça, pois parte da sociedade ainda acredita que o abuso é motivado pela vítima e não pelo praticante, o que influencia na consolidação do problema.
Logo, é evidente desenvolver medidas para combater o problema. Para isso, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, por meio das entidades públicas de ensino, devem desenvolver palestras e oficinas de incentivo ao diálogo e ao conhecimento das vítimas em denunciar a prática de assédio. Essas, devem ser feitas através de psicólogos e especialistas no assunto, de modo a evitar o sofrimento decorrido de tal ação. Dessa maneira, espera-se promover o respeito firmado pela Declaração dos Direitos Humanos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 170

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Pirataria digital pode ser prevenida

No que se concerce a pirataria digital é um[…]

OLÁ JO! Tudo bem? Espero que seu dia est[…]

HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS

Para o filósofo grego Aristóteles, q[…]

O peso de ser gentil

Cordialidade trata-se do bom recebimento e tratam[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM