Em primeira análise, o consumo impulsivo entre jovens deve-se por influência da internet através das redes sociais, filmes, séries e celebridades. Para muitos é mais importante ter do que ser. Pensamentos assim são recorrentes, visto que, os jovens buscam por "aparência", ou seja, status.
Vale ressaltar, também, a realização da pesquisa "Os Novos Consumidores Brasileiros", produzida pela A Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo(SBVC). A pesquisa realizada foi feita com 623 jovens de 16 a 22 anos de todo o Brasil, onde cerca de 75% afirmaram fazer compras onlines e 76% buscam por roupas, calçados e acessórios e 35% gastam com fast food. Para enfatizar a pesquisa, 21% dos jovens disseram usar as redes sociais como plataforma de compra, sendo o Instagram mais usado com 12%.
Diante do exposto, urge que o Estado tome medidas necessárias, podendo aplicar nas escolas a educação financeira como matéria, e que entre em parceria com as mídias sociais para propagar uma conscientização nos gastos financeiros. Ademais, cabe também as gestões escolares apresentarem palestras educacionais econômicas, para que, enfim, esse consumo desenfreado entre jovens seja algo do passado na vida dos brasileiros.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada