Em primeira análise, é necessário observar uma das estruturas do capitalismo segundo o sociólogo Karl Marx: o Fetichismo da Mercadoria, no qual, os produtos adotam caráter "divino", de desejo comum a todos. Tal dispositivo, voltou-se para a juventude, influenciando-os a compra e consequentemente ao endividamento. Segundo a Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC), 37% dos jovens até os 21 anos, estão inadimplentes, evidenciando o consumo culturalmente intenso da mocidade brasileira.
Outrossim, é circundante aos estudo do sociólogo Émile Durkheim, no qual disserta sobre como a institucionalização dos Fatos Sociais que impõem sobre o indivíduo padrões, obriga um determinado consumo pela influência exterior, coercitiva e geral. Logo, aqueles que não consomem tais parâmetros, por razões financeiras, estéticas ou próprias, sofrerá estigmas sociais.
Portanto, é necessário estimular um consumo mais saudável entre os jovens brasileiro. Logo, é dever do Ministério da Educação, incluir na educação básica, o ensino de gestão financeira, assim, as próximas gerações estarão mais conscientes sobre seus gastos. Em outro espectro, cabe aos governos estaduais produzirem campanhas publicitárias e rodas de conversas nas escolas sobre consumismo, inclusão, reutilização e ressignificação do uso sem padrões, e assim, todos desfrutarão conscientemente, livres de estigmas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 193
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 193
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.