Em primeiro plano, consoante a filósofa Simone de Beauvoir, "O mais escandaloso dos escândalos é que nos habituamos a eles". Assim, a sociedade não percebe como essa geração de jovens é explorada pelas indústrias, que cada vez mais buscam maximizar o lucro empresarial. Com isso, é gerado uma alta desigualdade social, uma vez que nem todos possuem capital para comprar, por exemplo, roupas e tênis de marca que possuem alto valor econômico e simbólico.
Em segundo plano, dados da SBVC mostram que aproximadamente 50% dos jovens utilizam o cartão de crédito como forma de pagamento nas compras online. Isso se deve ao fato de que muitos indivíduos não possuem o capital necessário na hora da compra e decidem postergar o pagamento. Entretanto, muitos jovens enfrentam um alto grau de endividamento, chegando a cerca de 4,4 milhões, segundo reportagem da revista Exame.
Infere-se, portanto, que a cultura de consumo entre jovens no Brasil precisa ser combatida. Logo, o Governo deve agir de forma mais rígida por meio de propagandas publicitárias de fácil entendimento e projetos de lei. Isso pode ocorrer, por exemplo, por meio de oficinas socioeducativas e abertura de cursos com foco no gerenciamento do dinheiro. A fim de promover um avanço social e econômico para o país, por meio do único caminho verdadeiro para o desenvolvimento: o conhecimento.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 130
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 110
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 90
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.