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Por Naomy
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Na sexta temporada de “Brooklyn Nine-Nine”, os personagens Jake e Amy investigam um caso de uma mulher que sofreu assédio sexual na empresa em que trabalha, ao longo do episódio a série aborda como são as consequências que a vítima sofre no local de trabalho por ter denunciado seu agressor. Fora das telas, a cultura do assédio no Brasil ocorre devido ao machismo e a normalização do estupro.

Sobre essa lógica, a cultura do assédio no Brasil é reforçada pela ideia preconceituosa de que as mulheres são inferiores aos homens. De acordo com a pesquisa realizada pelo blog Think Olga na campanha Chega de Fiu Fiu constatou de que dos 7.762 participantes, 99,6% afirmaram ter sofrido assédio nas ruas. Portanto, isso se deve à sociedade patriarcal, visto que o único modelo familiar considerado “correto” é composto por mulher, homem e filho e a divisão de tarefas entre eles, assim, colaborando para os estereótipos de gênero em que a mulher tem o papel de apenas servir o homem e a casa.

Somado a isso, a série de comportamentos socialmente aceitos perpetuam a imagem de que a vítima é a aquela que induz o comportamento do agressor, corrobora para que a cultura do assédio no Brasil continue acontecendo. Diante disso, um exemplo claro foi o caso do ator Brendan Fraser que foi assediado sexualmente por um homem importante na indústria de Hollywood e por ter levado o caso a público foi excluído da indústria e desenvolveu problemas psicológicos, como depressão, o mesmo caso da vítima em “Brooklin Nine-Nine”, visto que foi excluída pelos colegas de trabalho, sendo obrigada a se demitir.

Com isso, o Congresso Nacional, órgão que tem como principal função elaborar, debater, aperfeiçoar e aprovar leis, deve aprimorar as leis relacionada ao assédio para que as penas sejam mais severas. Ademais, os meios de comunicação com influência, tem de transmitir o conceito de equidade de gêneros e problematizar a banalização do abuso, por meio de programas e noticiários. Logo, a cultura do assédio no Brasil vai ser reduzida, já que será induzida a reflexão e mudança na conduta dos agressores e da própria sociedade e o caso como em “Brooklin Nine-Nine” será menos visto pela comunidade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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