Diante desse cenário, é mister apontar que o artigo 3°da Carta Magna de 1988, que antevê promover o bem a todos, sem quaisquer formas de discriminação, vê-se sonegado. Desse modo, apesar da asseguração a pessoa humana constar na Lei Maior, segundo os dados do Tribunal Superior do Trabalho (TST), somente em 2021, foram ajuizados mais de 52 mil casos relacionados a assédio moral e mais de três mil relativos a assédio sexual, provando que ainda atualmente, tais violências são numerosas no Brasil. Desta forma, é indispensável apontar as falhas de operância do Estado, em certificar que os direitos primários sejam respeitados.
Ademais, cabe ressaltar que a cultura da naturalização é um dos impulsionadores dos casos de assédio, pois muitos consideram essa situação como o comportamento natural do assediador, um pensamento que acaba sendo passado de um indivíduo para outro, contribuindo para a continuação do problema. Isto posto, consoante com o pensamento do filósofo contratualista John Locke, essa situação viola o “contrato social” porque o Estado falhou em sua função em eliminar esse pensamento errôneo, que por conseguente afeta diretamente um direito indispensável aos cidadães que passam por tal violência, a segurança. Desse modo, torna-se visível a precisão de uma maior presença estatal para coibir esse tipo de manifestação.
Portanto, é notória a urgência para que o assédio seja extinta do cotidiano brasileiro. Então, é imprescindível que o Governo Federal, em conjunto com o Ministério da Educação, responsável por delimitar quais conteúdos devem ser ensinados às crianças e aos jovens, promova informações sobre o quão prejudicial é essa questão. Isso deve ser feito por meio palestras educacionais, nas escolas e ambientes de trabalho, as quais semeiem informações essências para o combate dessa situação desumana. Somente assim, situações como as retratadas no filme “O Escândalo”, delimitaram-se ao ambiente fictício.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 152
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 176
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 136
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 176
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 184
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.