Diante desse cenário, é possível observar que o descuido do sistema político tem íntima relação com a cultura do assédio no Brasil. É visto que 97% das mulheres relataram que já foram vítimas de assédio, conforme o site G1. Nesse viés, nota-se o descaso do governo com mais de 50% da população, apesar da crescente luta pelos direitos iguais de homens e mulheres nos últimos séculos, é perceptível a falta de reconhecimento para tal movimento, é também indispensável a infração aos atos constitucionais. Dessa forma, ações estatais são necessárias para resolver esse entrave.
Ademais, faz-se oportuno, sob uma segunda perspectiva, atentar aos problemas psicológicos como coadjuvante no agravamento do revés. Em virtude disso, quase ou nenhum debate sobre tal fato na sociedade é noticiado, bem como mencionado pela revista Veja, o Brasil é o maior do mundo com pessoas que possuem transtorno de ansiedade, doença qual apresentam alguns dos sintomas como: preocupação excessiva, medo de interagir socialmente e falta de ar. Portanto, é possível associar o aumento desse distúrbio com a problemática.
Compreende-se, assim, que nem todos têm acesso ao direito de ir e vir, proposto na Constituição. Portanto, cabe ao Governo Federal em parceria com o Ministério da Educação, melhorar a educação do ensino básico e instruir a educação sexual, por meio de campanhas e palestras, a fim de reduzir o número de casos de assédio e, por conseguinte, os transtornos psicológicos. De tal maneira o corpo social terá a legislação empregue, assim como, o pensamento do sociólogo Herbert José de Sousa será efetuado com sucesso.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada