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Por Renaata
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É de conhecimento geral que o assédio no Brasil cresce a cada dia. Segundo o Contrato Social de John Locke, é dever do Estado garantir o bem estar da população, mas não é isso que acontece no que diz respeito a cultura do assédio no Brasil. Tendo em vista a ineficácia do Estado e a falta de denúncias das vítimas como as maiores causas para a persistência desse problema.
Diante desse quadro, pode-se apontar a ineficácia do Estado como um fator determinante para o problema, mediante a falha na segurança populacional. De acordo com o portal de notícias G1, 8 em cada 10 mulheres são assediadas diariamente nas ruas, tendo como consequência o medo de saírem de suas casas desacompanhadas. Desse modo, o Estado deve tomar providências para que tal situação possa ser evitada.
Ademais, podemos observar que o número de casos de assédios sofridos no ambiente de trabalho por em sua grande maioria mulheres mas também homens é crescente. Um levantamento do Instituto Datafolha revela que 5 em cada 10 mulheres já sofreram algum tipo de assédio sexual no trabalho. Diante desse fato muitas se calam, e é onde pode-se observar a falta de denúncia. Tal ação pode ser associada também a ineficácia do Estado em punir os culpados.
Infere-se, portanto, que medidas devem ser tomadas para a diminuição do assédio no Brasil. É necessário que o Estado, órgão responsável pela segurança da população, interfira na segurança , por meio do policiamento de seguranças nas ruas e também em trabalhos, a fim de proteger as vítimas de assediadores.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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