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São Tomás de Aquino defendeu que todas as pessoas precisam ser tratadas com a mesma importância. Entretanto, na questão da crise no sistema prisional brasileiro contraria o ponto de vista do filósofo. Uma vez que, no Brasil, esse grupo é vítima de descriminação constante. Então, deve-se traçar estratégias a partir da atuação nas causas do problema: a negligência governamental e o sileciamento.
Dessa forma, em primeira análise, o descaso estatal é um desafio presente na questão. Segundo a Constituição Federal de 1988, é assegurado a todo indivíduo o direito à segurança. No entanto, obserava-se que, no sistema prisional brasileiro a um grande empecilho, visto que muitos detentos sofre com à insegurança em presídios, fazendo com que seus direitos sejam violados. Com base nisso, é inadmissível que esse panorama continue a pendurar.
Em paralelo, a falta de debate é um entrave no que tange ao problema. Para a filósofa Djamila Ribeiro "o silêncio é cúmplice da violência". Sob tal viés, nota-se que, a um sileciamento na problemática, dado que pessoas em situações carcerária não têm o tratamento devidamente correto. Logo, é lúcido que haja uma observação cuidadosa dessa situação para mudar esse cenário.
Portanto urge que o problema seja resolvido. Para isso, o Poder Público deve criar projetos, por meio de especialistas no assunto, a fim de que pessoas em situação prisional tenham os seus direitos garantidos. Tal ação pode, ainda, criar campanhas para que incentive à denúncia em casos de descriminação. Paralelamente, é preciso intervir sobre o sileciamento presente no problema. Desse forma, todos serão tratados com a mesma importância como defendeu Tomás de Aquino.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.