Diante disso, cabe destacar o individualismo como um marcador para a problemática. Assim, de acordo com o filósofo Schopenhauer, os limites do campo de visão de uma pessoa determina o seu entendimento sobre o mundo. Desse modo, as pessoas individualistas possuem o seu campo de visão voltado aos próprios interesses, consumindo exageradamente só recursos hídricos sem pensar no coletivo o qual futuramente será afetado. Com isso, é inadmissível que continuem a utilizar a água em momentos em que não há necessidade.
Ademais, vale ressaltar também a falta de investimento estatal como um agravante da crise hídrica no Brasil. Acerca disso, segundo o filósofo Noberto Bobbio, a dignidade humana é uma qualidade intrínseca ao homem capaz de lhe dar o direito ao respeito e à consideração por parte do Estado. Todavia, é notável que o poder público não cumpre o seu dever, visto que não criam projetos competentes com o intuito de conscientizar a população a usar a água adequadamente, além de direcionar verba ineficiente para a questão hídrica. Portanto, deve ser mudada urgentemente essa terrível situação.
Levando-se em conta o exposto, é inegável a necessidade de fazer algo contra a crise hídrica no Brasil. Para isso, cabe ao Ministério da Cidadania, criar um programa que vise conscientizar a população e educa-la sobre a utilização responsável da água no dia-a-dia, através da divulgação de propagandas em canais abertos, como Globo, os quais mostrem as consequências para o país se a água se tornar um recurso ainda mais escasso, a fim de que a crise hídrica no Brasil não diminua. A partir disso, aos poucos o problema será solucionado no território brasileiro.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.