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#57179
Atualmente dos 27 países do continente africano, só 3 tem acesso a água potável para a população da África, quanto ao restante dos outros países como Nigéria e Congo eles não tem melhores condições e garantia para um bom desenvolvimento no país que vivem. logo, como o Brasil que tem melhores condições de fornecimento, pode-se ressalta que é grande os problemas envolvendo as usinas do país. Então, é inaceitável mesmo que o Brasil sendo um dos maiores produtores de energia hidrelétrica é mínimo o fornecimento para a população brasileira.
Em primeiro plano, é um desafio enorme para os habitantes não ter diversas fontes de energia como por exemplo a falta de chuva que causa impactos na produção hidráulica, como também a escassez de profissionais para o reparo da usina e a diversificação de energia renováveis como a eólica, solar. Por isso, como o filósofo Tales de Miletos falava "A água é a origem da vida" sendo assim uma das questões pautada a formação de energia.
Nesse contexto, como o estado de São Paulo teve uma das suas estações prejudica pela árvore que foi a Sabesp, a própria empresa poderia ter evitado se tivesse construído longe de árvores e assim não causava mais de 1 milhão de pessoas sem ter energia em suas residências. Em seguida, não só como os governos anteriores como Lula e Dilma não construíram novas fontes de energia causando uma grande crise de fornecimento para a população e torando precária e robusta.
Dessa forma, como teve o problema na Sabesp e governos anteriores, pode salientar que o governo brasileiro deve arquitetar novas formas de produção energética por meio de ajuda financeira de países desenvolvidos como Estados Unidos, Rússia e China a fim de intensificar na criação de diversas usinas de fornecimento de Energia como Eólica e solar.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

#57373
Olá,
Aqui meus comentários ;)

Atualmente[,] dos 27 países do continente africano, só 3 (1) tem [têm (2)] acesso a [à (3)] água potável para a população da África, [. (4)]quanto ao restante dos outros países como Nigéria e Congo[,] eles não tem [têm (2)] melhores condições e garantia para um bom desenvolvimento no país que vivem. logo [Logo], como o Brasil que tem melhores condições de fornecimento, pode-se ressalta que é grande os problemas envolvendo as usinas do país (5). Então, é inaceitável mesmo que (6) o Brasil sendo um dos maiores produtores de energia hidrelétrica é mínimo o fornecimento (7) para a população brasileira (8).
(1) Acredito que não é um desvio, mas recomendam escrever por extenso os números de zero a dez.
(2) Cuidado com a conjugação do verbo ter: "ele/ela tem" e "eles/elas têm".
(3) (https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consu ... ernet/7916)
(4) Como acrescenta uma nova informação e não tem necessidade de estar ligada a outra frase, é mais adequado terminar por ali usando o ponto final.
(5) Tem uma contradição: em função do Brasil ter melhores condições, isso traz problemas. Não deveria ter usado o "como", essa é uma situação que é indicado o uso de uma conjunção concessiva, ou então era necessário uma explicação dessa. Além disso, não está claro a relação das usinas com o restante da introdução, está implícito a participação da água no processo, mas não especifica o que está sendo impactado. (Nessa parte nem foram especificadas quais usinas... porque não é só as hidrelétricas que utilizam água, por exemplo, a termoelétricas e as usinas nucleares usam... É mais interessante você fazer uma especificação no início e deixar para usar depois os sinônimos, a não ser que realmente sejam todos tipos de usinas...)
(6) Evite repetição de conjunção assim tão próxima. Nessa parte que sublinhei, o "mesmo que" poderia ter substituído por "embora
(7) Existem dois assuntos envolvidos no texto anteriormente, então fica a dúvida: o fornecimento é de água potável ou de energia?
(8) O período como um todo tem muitos deslocamentos que dificultam uma leitura fluída. O "é" em "é mínimo" está duplicado porque já tem o " é inaceitável" sem contar a falta de vírgulas para indicar o deslocamento. Minha sugestão é que fique da seguinte maneira: "Então, embora o Brasil seja um dos maiores produtores de energia hidrelétrica, é inaceitável que o fornecimento (de...) para a população brasileira seja mínimo."
---> Introdução está um pouco confusa, precisa de uma melhor organização da sequência de informações, tal como deixar mais explícito o que quer transmitir.


Em primeiro plano, é um desafio enorme para os habitantes não ter diversas fontes de energia como por exemplo a falta de chuva que causa impactos na produção hidráulica, como também a escassez de profissionais para o reparo da usina e a diversificação de energia renováveis como a eólica, solar. Por isso, como o filósofo Tales de Miletos falava "A água é a origem da vida"[,] sendo assim uma das questões pautada a formação de energia.
---> Primeiro traz exemplos de dificuldades, mas isso não explica as consequências da falta de energia, então tem duas informações diferentes no mesmo parágrafo que poderiam ser desenvolvidas separadamente, porque não fez uma relação do repertório (este focou na importância da água na produção de energia) com o que é dito no início (exemplos que impedem a produção de energia, não necessariamente relacionados com a água). O que prejudica o parágrafo é não ter desenvolvido mais em cima do repertório e relacioná-lo com os seus argumentos, ou seja, não tem uso produtivo.

Nesse contexto, como o estado de São Paulo teve uma das suas estações prejudica [prejudicada] pela árvore que foi (???) a Sabesp (9), a própria empresa poderia ter evitado se tivesse construído longe de árvores e assim não causava mais de 1 milhão de pessoas sem ter energia em suas residências (10) . (11) Em seguida, não só como os governos anteriores como Lula e Dilma não construíram novas fontes de energia[,] causando uma grande crise de fornecimento para a população e torando [tornando] precária e robusta .
(9) Não faz sentido nenhum a expressão sublinhada. Seria "árvore que foi retirada pela Sabesp" ?
(10) Frase estranha... Talvez ficaria melhor "assim não causaria a falta de energia para mais de um milhão de pessoas"
(11) Faltou um elemento coesivo entre as frases do parágrafo
---> Não tem repertório legitimado, então vou considerar o segundo parágrafo na C2. Aqui tem muita informação solta sem relacionar com uma opinião e os argumentos propostos inicialmente.


Dessa forma, como teve o problema na Sabesp e governos anteriores, pode salientar que o governo brasileiro (agente) deve arquitetar novas formas de produção energética (ação)[,] por meio de ajuda financeira de países desenvolvidos como Estados Unidos, Rússia e China (meio)[,] a fim de intensificar na criação de diversas usinas de fornecimento de Energia [energia] como Eólica [eólica] e solar (finalidade).
---> Não tem detalhamento. Evite deixar a conclusão composta por um único período, mesmo que não seja realmente um problema (se bem que uma das exigências da competência 4 é ter um elemento coesivo entre as frases de cada parágrafo, então isso é prejudicado quando faz da maneira como está). Ao fazer o detalhamento em um novo período, isso permite uma melhor identificação dele. A utilização adequada das vírgulas também ajuda a diferenciar os elementos da sua proposta.

---> No geral, tem uma boa estrutura, mas até algumas frases estão um pouco confusas, por isso busque manter uma progressão de ideias para melhorar a coesão e procure deixar seu texto o mais claro possível..

Como não dá para colocar aquele espaço no início dos parágrafos, o texto acaba ficando tudo junto, então eu ainda sugiro dar um "Enter" a mais entre os parágrafos :mrgreen:

É isso ai :)
#57374
O motivo da minha nota:
C1 - 10 desvios e mais algumas falhas de estrutura
C2 - ABORDAGEM COMPLETA DO TEMA e Repertório legitimado E pertinente ao tema, SEM uso produtivo
C3 - Tem algumas contradições e informações desorganizadas. Projeto de texto com algumas falhas e desenvolvimento de algumas informações, fatos e opiniões
C4 - Presença constante de elementos coesivos inter* e intraparágrafos E poucas repetições E poucas inadequações. (*Havendo elemento coesivo de tipo “operador argumentativo” entre parágrafos em, pelo menos, 01 momento do texto.)
C5 - 4 elementos
#57375
AnnaJuliaJu escreveu:O motivo da minha nota:
C1 - 10 desvios e mais algumas falhas de estrutura
C2 - ABORDAGEM COMPLETA DO TEMA e Repertório legitimado E pertinente ao tema, SEM uso produtivo
C3 - Tem algumas contradições e informações desorganizadas. Projeto de texto com algumas falhas e desenvolvimento de algumas informações, fatos e opiniões
C4 - Presença constante de elementos coesivos inter* e intraparágrafos E poucas repetições E poucas inadequações. (*Havendo elemento coesivo de tipo “operador argumentativo” entre parágrafos em, pelo menos, 01 momento do texto.)
C5 - 4 elementos
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Wanessa4 , olá, boa-noite! sei que voc&eci[…]

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