Em primeiro lugar, é preciso entender como se dão as crises de diálogo. Normalmente, ocorrem em momentos de muita tensão entre dois ou mais indivíduos, em muitos dos casos, essas discussões podem levar a consequências físicas ou até mesmo verbais no meio digital. O fato é que, tais atitudes causam distanciamento interpessoal; de acordo com o sociólogo Zygmunt Bauman, o século XXI é um período de relações líquidas, ou seja, efêmeras, em que as pessoas se fecham em “bolhas sociais”.
Ademais, segundo a escritora Gayatri Spivak, em sua obra Pode o Subalterno Falar?, embora muitas vezes alguns grupos subalternizados falem e exponham aquilo que pensam, não são ouvidos e muito menos compreendidos. A exemplificar, em muitos noticiários, protestos são reduzidos a vandalismo e as reivindicações, em grande parte, são resumidas a pequenas frases. Com isso, percebe-se que, embora o século seja de ascensão dos meios de comunicação, ainda há silenciamento de determinadas comunidades.
Portanto, haja vista os problemas de uma falta de diálogo em plena atualidade, é importante refletir sobre o status quo da sociedade, bem como os aparatos de silenciamento e opressão impostos pelo sistema. Além disso, os indivíduos precisam se atentar às redes e agir em detrimento aos algoritmos, objetivando, assim, uma posição mais crítica e reflexiva quanto aos próprios pensamentos. Dessa forma, a existência de uma crise de diálogo é questionável, já que na verdade vozes não estão sendo ouvidas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada