• Avatar do usuário
#54247
Os meios de comunicação evoluíram de forma brusca desde a Guerra Fria. Entretanto, o diálogo no meio interpessoal regrediu no atual século devido ao conflito de interesses e a falta de consideração com o próximo.

Em primeira análise, é evidente que o mundo passa por um período de grandes conflitos de interesses. Seja no meio político entre (esquerda e direita), no meio econômico e em questões internacionais. Sendo evidente, que essas discussões tem evoluído para agressões físicas e verbais no cotidiano, gerando uma crise no diálogo.

Além disso, a falta de consideração e respeito com o próximo vem agravando o problema. É notório, que a impaciência em ouvir o que o outro tem a dizer e respeitar suas opiniões, vem piorando a atual crise. Trazendo a tona a regressão humana em dialogar de maneira respeitosa.

Portanto, mudanças devem começar nos princípios básicos da sociedade. Os valores da empatia e a compaixão devem ser exaltados na sociedade, mesmo que não se concordo com a opinião de terceiros é dever respeitar. Para que então a comunicação humana volte a evoluir, tanto quanto a comunicação tecnológica evoluiu, após a Guerra Fria.

@jherodrigues se puder me corrigir Obrigado :D :D :D . Vi que em concurso público não é necessária a proposta de intervenção, pode fazer sem ?
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

#54299
Os meios de comunicação evoluíram de forma brusca desde a Guerra Fria. Entretanto, o diálogo no meio interpessoal regrediu no atual século devido ao conflito de interesses e a falta de consideração com o próximo.
* Sua introdução está muito pequena, procure elaborar mais, divida em 3 partes (frases): contextualização + problematização + os argumentos que você vai desenvolver

Em primeira análise, é evidente que o mundo passa por um período de grandes conflitos de interesses. [faltou conectivo] Seja no meio político entre - esquerda e direita - < evite parêntese, use os traços], no meio econômico e em questões internacionais. [usar conectivo e evite repetir palavras] Sendo evidente, que essas discussões têm evoluído para agressões físicas e verbais no cotidiano, gerando uma crise no diálogo.
* Não fique no senso comum, traga repertório pertinente: uma citação de algum filósofo/sociólogo seria interessante e iria valorizar o seu desenvolvimento. Com isso, você sai de uma redação mediana e alcança uma nota melhor. Lembre-se que você tem concorrentes

Além disso, a falta de consideração e respeito com o próximo vem agravando o problema. [inserir conectivo antes] É notório, que a impaciência em ouvir o que o outro tem a dizer e respeitar suas opiniões, vem piorando a atual crise. [faltou conectivo] Trazendo a tona a regressão humana em dialogar de maneira respeitosa.
* Não usar conectivo na redação te faz perder muita nota

Portanto, mudanças devem começar nos princípios básicos da sociedade. [faltou conectivo] Os valores da empatia e a compaixão devem ser exaltados na sociedade < não repita palavras, procure sinônimos], mesmo que não se concorde com a opinião de terceiros é um dever respeitar. [faltou conectivo] Para que então a comunicação humana volte a evoluir, tanto quanto a comunicação tecnológica evoluiu, após a Guerra Fria.
* Não precisa de uma intervenção igual o enem (tem que ler o edital, lá informa o tipo de redação), mas o comum nos concursos é ter que arrematar o tema e apresentar uma solução eficaz, só não precisa de todos os elementos igual o enem.
* Você está focando muito em senso comum e reflexão, fuja disso. Comprove o que você fala, apresente os problemas e aqui no solução você traz a solução para eles. Responsabilize o Estado e traga nome de órgãos públicos. Você tem que demonstrar conhecimento!
* Conhecimento = do atual governo, dos órgãos, competências, atuação de um servidor público, respeito aos direitos humanos, nomes técnicos (políticas públicas, ações afirmativas, campanhas, projetos governamentais)... aposte mais nisso


Espero ter ajudado!

Aqui está a minha análise da sua r[…]

Ficou espetacular! :) Muito obrigado!!

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM