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A Constituição Federal de 1988, um dos documentos mais importantes do território nacional, prevê em seu Artigo 6° o direito à infância como inerente a todo e qualquer cidadão. Entretanto, tal prerrogativa não tem alcançado êxito na prática, uma vez que impasses de cunho psicológico e jurídico surgem através das complicações acarretadas pelo abandono afetivo presente no atual cenário brasileiro.

Em primeiro lugar, destacam-se as alterações mentais como uma das causas motivadoras dessa contrariedade. Nesse sentido, o filme "O Coringa" retrata, em seu personagem principal, a necessidade extrema carregada de traços psicóticos e sádicos que Arthur Fleck possui de ser validado pelo meio social. Assim, sobrepondo o contexto cinematográfico, é possível perceber a ocorrência de situações semelhantes em lares que não ofertam uma base familiar sólida.

Ademais, outro fator a ser exposto é a ausência do genitor na realidade vivenciada pelo filho. Sob esse viés, a pensão alimentícia é uma prestação de cunho econômico concedida com o objetivo de auxiliar em necessidades básicas que garantem a manutenção da vida. Segundo o jornal O Globo, cerca de 100 mil processos equivalentes ao atraso do pagamento dessa taxa transitam pelo país, o que exemplifica o descaso e a falta de zelo existentes por parte de determinado membro da família.

Portanto, é possível concluir que a criminalização do abandono afetivo no Brasil deve ser tratada de forma consistente. Dessa forma, a mídia, através do seu poder de influência, mediante verbas governamentais, deve instituir campanhas que abordem a necessidade da responsabilidade fraternal e forense dos pais com os filhos, a fim de alargarem o conhecimento da população sobre determinada temática.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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