Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos como "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
#58082
"O mais escandaloso dos escândalos é que nos habituamos a eles". A afirmação, atribuída a filósofa francesa Simone de Beauvoir, pode ser facilmente aplicada à crise da mobilidade social urbana brasileira, já que por mais escandalosa do que a ocorrência dessa problemática é o fato da população se habituar a essa realidade. Nesse sentido, a mobilidade urbana é um direito obrigatório de todos os cidadãos e que está passando por problemas nos dias atuais. Desse modo, torna-se necessário discutir sobre a baixa qualidade dos serviços de locomoção e as consequências geradas com a falta do mesmo.
Em primeira análise, podemos evidenciar que em muitas cidades do Brasil, o sistema locomotivo é precário. Com isso, segundo pesquisa feita pelo IBOPE, a lotação dos ônibus na grande cidade de São Paulo cresceu consideravelmente em razão das pessoas estarem utilizando mais os serviços públicos de transporte. Contudo, a baixa qualidade desses serviços públicos que deveriam ser disponíveis para todos, não atendem a demanda de todas as pessoas que moram na cidade, o que é inaceitável, pois vivemos em uma sociedade com diferentes pessoas e com dificuldades diferentes.
Ademais, em consequência do que foi supracitado, pessoas com alguma deficiência, por exemplo, podem ter problemas na hora de se locomover pela cidade. Há registros de indivíduos que tiveram dificuldades com os meios de transporte por conta da falta de estrutura dos mesmos. É evidente que obstáculos como esse devem ser solucionados o mais rápido possível.
Portanto, medidas devem ser tomadas para solucionar os obstáculos relacionados à crise da mobilidade urbana no Brasil. Diante dos fatos apresentados, é necessário que o Ministério dos Transportes faça melhorias nos transportes públicos, por meio da implantação de plataformas para pessoas com diversos tipos de deficiências, e assim, chegando ao objetivo de melhorar o deslocamento das mesmas e, assim, fazer valer o seu direito de ter a possibilidade de se deslocarem pelo espaço urbano.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

jherodrigues Olá, pode corrigir minha re[…]

"O homem é aquilo que a educaç&[…]

Alguém poderia corrigir por favor?

jherodrigues , obrigado, qual a nota?

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM