Por Mateusof
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#61321
Na obra "Utopia", do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos. No entanto, o que se observa na realidade brasileira é o contrário do que o autor defende, uma vez que a crescente criminalidade juvenil apresenta barreiras, as quais dificultam a sua resolução. Dessa forma, é lícito afirmar essa problemática ocorre devido à falta de estrutura familiar, bem como a desigualdade social.
Sob esse viés, vale ressaltar a falta de estrutura familiar como promotora desse problema. Segundo Martinho Lutero, monge agostiniano, a família é fonte de prosperidade e desgraça dos povos. Pensando nisso, muitos jovens entram para o mundo do crime pelo fato de que a desestruturação do ambiente em que vivem, e os conflitos familiares faz com que esses indivíduos busquem formas de sair do convívio nocivo dentro de suas casas, assim fazendo-os optar pela criminalidade. Desse modo, faz-se necessário a reformulação da família na sociedade brasileira.
Outrossim, a desigualdade social atua atua como agente impulsionador desse impasse. No Brasil, uma pequena parcela da população tem condições de vida favoráveis, enquanto a grande parte vive em condições precárias. Partindo disso, essa desigualdade social que assola o país, faz com o que muitos jovens busquem alternativas que possam garantir a sobrevivência de suas famílias, o que os faz optarem por adentrar no mundo do crime. Sendo assim, tal fator contribuí para a perpetuação do problema.
Portanto, ações são necessárias para conter o avanço da criminalidade juvenil. Dessa maneira, o Estatuto da Criança e do Adolescente, deve apresentar meios para melhorar esse cenário. Isso pode ser feito por meio de palestras com os pais em escolas, a fim de lhes mostrar a importância de uma boa estruturação familiar na vida dos jovens, bem como na formação do mesmo enquanto cidadão. Além disso, o Tribunal de Contas da União pode direcionar capital por meio do Estado, que usará esse recurso para a crianção de um programa de jovem aprendiz, com intuito de introduzir os jovens no mercado de trabalho.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 150

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Por rodrigo3
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#62822
Opa, Mateus! Tudo certo, amigo? Vou dar uma olhada, beleza?
Obs.: não sou profissional, então, posso cometer erros, assim como qualquer um. De toda forma, o meu único intuito é ajudar. Espero que goste da correção. Vamos lá!

Legenda:
A1, A2 (defesa da tese) e retomadas
Muito bem!
Poderia melhorar
Erro
Repetição/Desnecessário
Operadores e conectivos
Elementos da proposta
Repertório

Na obra "Utopia", do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos. No entanto (retomada), o que se observa na realidade brasileira é o contrário do que o autor defende, uma vez que (locução conjuntiva) a crescente criminalidade juvenil apresenta barreiras, as quais dificultam a sua resolução. Dessa forma (conclusão de ideia), (C1, desvio - uso de vírgula)é lícito afirmar essa problemática ocorre devido à falta de estrutura familiar, bem como a desigualdade social.

Comentários:
- A sua introdução está bacana! Entretanto, da próxima vez, exponha, de maneira mais clara, a sua tese. Lembre-se: o corretor do ENEM lê a sua introdução apenas uma vez, o que implica diretamente em uma coleta de informações mais rápida do que o normal. Nessa redação, por exemplo, você não deixou claro o que, de fato, defende como solução. Atente-se a isso!


Sob esse viés (retomada), vale ressaltar a falta de estrutura familiar como promotora desse problema (retomada do A1 antecipado - OK). ¹Segundo Martinho Lutero, monge agostiniano, a família é fonte de prosperidade e desgraça dos povos. ²Pensando nisso, muitos jovens entram para o mundo do crime pelo fato de que a desestruturação do ambiente em que vivem, e os conflitos familiares (C1, desvio - uso de vírgula; correto: ..., e os conflitos familiares, ...) faz (repetição verbal) com que esses indivíduos busquem formas de sair do convívio nocivo dentro (desnecessário) de suas casas, assim, fazendo-os (repetição verbal) ³optar pela criminalidade. Desse modo, faz-se (repetição verbal) necessário a reformulação da família na sociedade brasileira. (antecipação da proposta - OK)

Comentários:
- O seu desenvolvimento está bacana! Você soube produzir em cima do repertório e conseguiu, de maneira breve, pontuar aquilo que desejava. Entretanto:
- ¹ Utilize um conectivo de ligação entre a retomada inicial e o repertório (ex.: Nesse sentido, nessa análise, a partir dessa análise, para essa discussão, com base...). Essa adição deixaria o seu texto ainda mais fluído.
- ² Cuidado! Não utilize conectivos verbais no gerúndio. Isso pode trazer um ar subjetivo ao seu posicionamento.
- ³ Por quê? É necessário esclarecer a sua linha de pensamento em relação a consequências. Nesse caso, você afirmou que a saída de casa faz os jovens optarem pela criminalidade... mas, isso sempre acontece? Como isso acontece? Por que optam pela criminalidade? Lembre-se: é preciso exemplificar e esclarecer os seus argumentos de sustentação.


Outrossim (retomada/adição de ideia), a desigualdade social atua (C4, repetição - desconsiderado) atua como agente impulsionador desse impasse (retomada do A2 antecipado - OK). No Brasil, ¹uma pequena parcela da população tem condições de vida favoráveis, enquanto a grande parte vive em condições precárias. Partindo disso, essa desigualdade social que assola o país, (C1, desvio - uso de vírgula; correto: ...essa desigualdade social, que assola o país, faz...) faz com o que (C1, desvio - estrutura; correto: faz com que) muitos jovens busquem alternativas que possam garantir a sobrevivência de suas famílias, ²o que os faz optarem por adentrar no mundo do crime. Sendo assim, tal fator contribuí (C1, desvio - conjugação verbal; correto: tal fator contribui) para a perpetuação do problema.

Comentários:
- O seu desenvolvimento 2 está legal, porém, pode melhorar! Recomendo que traga mais argumentos e exemplificações. Atente-se aos desvios pontuados na correção legendada e, também, a estes comentários:
- ¹ Qual a base desse argumento? Tudo bem que é algo notório, mas, lembre-se que a proposta da redação ENEM é, justamente, propor um conteúdo autoral e desvinculado, para a correção, de informações anteriormente vistas.
- ² Por que eles optam pelo mundo do crime? O que esse mundo propõe a eles? O que motiva essa escolha? É algo que sempre acontece? É uma regra? Discorra, esclareça e exemplifique. Atente-se a isso!


Portanto (retomada/conclusão de ideia), ações são necessárias para conter o avanço da criminalidade juvenil (retomada da problemática). Dessa maneira (retomada de ideia), o Estatuto da Criança e do Adolescente (AGENTE), (C1, desvio - uso de vírgula para separar sujeito e predicado) deve apresentar meios para melhorar esse cenário (AÇÃO). Isso pode ser feito por meio de palestras com os pais em escolas (MODO/MEIO), a fim de lhes mostrar a importância de uma boa estruturação familiar na vida dos jovens, bem como na formação do mesmo enquanto cidadão (FINALIDADE DA AÇÃO). Além disso (retomada/adição de ideia), o Tribunal de Contas da União (SUBAGENTE 2) pode direcionar capital (SUB-AÇÃO 2) por meio do Estado (AGENTE 2), que usará esse recurso para a crianção (C1, desvio - desconsiderado) de um programa de jovem aprendiz (AÇÃO 2), ¹com intuito de introduzir os jovens no mercado de trabalho (FINALIDADE DA AÇÃO 2).

Comentários:
- A sua conclusão está o máximo! Porém, você não detalhou, de maneira clara, a sua proposta e, por isso, não obteve os 200 pontos na C5. Recomendo que evite criar duas propostas extensas, mas sim, uma completa (com todos os 5 elementos) e uma secundária. Atente-se aos comentários legendados e, também, a este:
- ¹ Senti falta de uma finalização amarrada com a sua tese e argumentação inicial, afinal, isso iria acrescentar credibilidade à sua proposta e provaria, também, a existência de um plano antecipado de texto.


Avaliação final:

O seu domínio em relação à estrutura é notório, mas atente-se aos desvios pontuados na correção. Gosto da sua maneira de escrever e vejo que há um esforço. Continue assim! Estude, corrija os erros e vicie-se nos acertos! Sucesso!

C1: 120
C2: 200
C3: 120
C4: 160
C5: 160
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Avatar do usuário
Por 3m1ly
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#62828
@rodrigo3, Essa correção está ótima. :o

Não estou fazendo correções, caso eu corrija alguma vai ser no aleatório, pois como o Enem já está chegando tenho que dar um gás a mais ;)
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