Sob esse viés, vale ressaltar a falta de estrutura familiar como promotora desse problema. Segundo Martinho Lutero, monge agostiniano, a família é fonte de prosperidade e desgraça dos povos. Pensando nisso, muitos jovens entram para o mundo do crime pelo fato de que a desestruturação do ambiente em que vivem, e os conflitos familiares faz com que esses indivíduos busquem formas de sair do convívio nocivo dentro de suas casas, assim fazendo-os optar pela criminalidade. Desse modo, faz-se necessário a reformulação da família na sociedade brasileira.
Outrossim, a desigualdade social atua atua como agente impulsionador desse impasse. No Brasil, uma pequena parcela da população tem condições de vida favoráveis, enquanto a grande parte vive em condições precárias. Partindo disso, essa desigualdade social que assola o país, faz com o que muitos jovens busquem alternativas que possam garantir a sobrevivência de suas famílias, o que os faz optarem por adentrar no mundo do crime. Sendo assim, tal fator contribuí para a perpetuação do problema.
Portanto, ações são necessárias para conter o avanço da criminalidade juvenil. Dessa maneira, o Estatuto da Criança e do Adolescente, deve apresentar meios para melhorar esse cenário. Isso pode ser feito por meio de palestras com os pais em escolas, a fim de lhes mostrar a importância de uma boa estruturação familiar na vida dos jovens, bem como na formação do mesmo enquanto cidadão. Além disso, o Tribunal de Contas da União pode direcionar capital por meio do Estado, que usará esse recurso para a crianção de um programa de jovem aprendiz, com intuito de introduzir os jovens no mercado de trabalho.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.