De antemão, não é de agora que o termo "cordialidade" vem sendo discutido. Durante o final do século XIX, o historiador Sérgio Buarque de Holanda, em seu livro "Raízes do Brasil", nos apresenta uma nova visão do ser cordial, enfatizando que o homem brasileiro acaba por estabelecer relações confusas quando necessita alcançar um patamar maior e mais abrangente, levando à entender que há um certo mascaramento na correlação entre o âmbito comunitário e privado.
Por seguinte, nos dias atuais, vemos problemas frequentes atrelados ao tratamento ao próximo. As pessoas costumam não se preocuparem tanto em serem afáveis ou tolerantes, contanto que passem uma imagem de "importância" à sociedade, transparecendo estarem à nível de respeito, independentemente à qual camada se relacionarem. Algo que é mais acentuado nas elites brasileiras, pelo aumento do poder aquisitivo constante em suas classes.
Dessa forma, se torna imprescindível ter como base de ensino para os vínculos sociais, debates e palestras escolares, visando em fazer com que crianças e adolescentes possam compreender melhor a socialização em diferentes espaços, respeitando a particularidade de cada indivíduo, em virtude de tornar a comunicação respeitável e pacífica, de um modo coletivo, possibilitando uma melhor convivência, sem dissimulações.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.