A Organização Mundial da Saúde caracterizou em 11/03/2020 como pandemia a doensa do Covid-19, causada pelo virus SARS-CoV-2. A essa altura muitos paises, incluindo o Brasil, passavam por regimes pesados de quarentena para contenção do vírus. Muitos empreendedores de pequenos comércios perderam seu investimento e suas rendas. O IBGE aponta que sete em cada dez empresas pequenas tiveram suas atividades afetadas pela pandemia. Junto a isso veio o aumento no número de desemprego com empresas fazendo cortes e colaboradores com dificuldade de se locomover até a empresa.
Contudo, dados do IBGE trouxeram que serviços que não envolvem muito contato pessoal desenvolveram novas formas de empreender. Isso foi possível pelo avanço tecnológico desenfreado que existe atualmente. Porém, algumas problemáticas aparecem nesse contexto, que é a falta de acesso à tecnologia e a grande parcela da população com renda baixa dependente de serviços de contato pessoal.
Em síntese, é preciso que o Ministério do trabalho crie projetos que possibilite o acesso à tecnologia para pessoas com renda baixa permitindo, assim, novas possibilidades. Simultaneamente, o Ministério da Educação deve envolver alunos e pais em atividades que os instruam sobre educação financeira e empreendedorismo, a fim de orientar como utilizar as inovações tecnológicas. Dessa forma a população estará pronta para se reinventar diante das dificuldades.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.