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Por odrgues
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Durante o processo gerado na Revolução Técnico-Científico-Informacional iniciado na segunda metade do século XX, a forma de trabalho braçal que antes era necessária na manufatura transformou-se em um exercício intelectual, fator o qual está relacionado diretamente a conhecimentos científicos fundamentados por meio da leitura. Em contrapartida, com os avanços tecnológicos proporcionados por este processo, nota-se que grande parte da população deixou o hábito da leitura para adotar meios de entretenimento como mídias sociais, televisão e internet, os quais bombardeiam seus usuários com informações consideradas por muitas vezes inválidas. Portanto, é necessária uma mudança desse cenário, visto que, a leitura é fundamental na formação de um ser.
No período contemporâneo, a leitura faz-se presente no progresso da sociedade ao passo que a mesma capacita o cidadão, ao torná-lo ciente de sua cultura, direitos e deveres, o que o possibilita construir a história e também a sua formação social. Outrossim, no filme “Sociedade dos Poetas Mortos” roteirizado por Peter Weir, é relatada a vida do professor John Keating que, ao entrar na Academia Welton, decide impor ideias a partir de suas aulas, nas quais apoia a literatura e a poesia. Por conseguinte, essa atitude desperta em seus alunos interesse na aprendizagem e na leitura, o que os auxilia no desenvolvimento de pensamentos críticos e autônomos.
Todavia, a realidade encontrada no Brasil é divergente à apresentada na película, uma vez que o número do analfabetismo funcional cresce em todo o país.
Evidentemente, a tecnologia em geral está relacionada a fins improdutivos, como redes sociais, jogos online, streaming (transmissão) de filmes e vídeos, entre outros. Entretanto, as ferramentas digitais também oferecem conteúdos de caráter educativo e literário com mais acessibilidade, como o Ebook (livro digital), instrumento que proporciona o mesmo conteúdo de um livro físico, porém, com preço reduzido. Além disso, a internet promove ambientes favoráveis a interações sociais, uma vez que a distância entre os usuários deixa de ser um fator impeditivo para a comunicação. Esse forte vínculo entre os cidadãos de uma sociedade proporcionado pelo mundo digital é essencial para que a educação e a leitura seja efetiva, argumento esse defendido pelo educador brasileiro Paulo Freire, ao afirmar que “se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”.
Desse modo, visto a falta de incentivo à leitura no âmbito escolar e familiar, faz-se necessário a intervenção do Ministério da Educação em parceria com Organizações não Governamentais para a realização de projetos de doações de livros físicos e digitais de gêneros diversos, voltada a instituições de ensino de todo o país, a fim de despertar o interesse dos alunos e estimular o hábito da leitura. Além disso, é essencial a participação da mídia, ao impulsionar campanhas de estímulo, mediante à ações que abordem a importância da leitura na formação básica do indivíduo de forma a conscientizar toda a sociedade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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