Em primeira análise, é evidente que a baixa contribuição da ciência para o bem-estar social no Brasil ocorre em virtude do da negligência do poder público. Sob esse viés, em sua obra "O Leviata". Thomas Hobbes, filósofo inglês, aborda a importância do Estado em manter o contrato social, o que possibilita a harmonia de todos. No entanto, esse acordo é afetado, já que o governo não investe no meio científico e tecnológico, contribuindo de forma infeliz para a baixa incidência cientifica no meio social brasileiro.
Além disso, a pouca contribuição da ciência para o bem-estar social no país, é fruto da falta de interesse das grandes empresas. Sob essa óptica, Durkheim, sociólogo francês, desenvolveu o conceito de anomia, que diz que se um elemento da sociedade falhar na sua função, cria uma patologia no corpo da comunidade. Dessa forma, o Estado falha não facilitando entrada e investimentos de multinacionais por conta da elevada burocracia.
Portanto, medidas capazes de mitigar essa problemática devem ser adotadas. Dessa forma, o Estado, órgão de maior poder no país, deve investir na ciência, por meio da arrecadação de impostos, com intuito de contribuir para o bem-estar da população. Além disso, os governantes devem diminuir a burocracia para que as empresas possam investir na ciência brasileira, para ajudar toda a nação.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.