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Por Mateus1212
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#60828
A Constituição federal de 1988, documento juridico mais importante do país, prevê em seu artigo 218, o desenvolvimento científico e tecnológico. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa o descaso do governo e das grandes empresas que negligenciam a contribuição da ciência para o bem-estar social no Brasil, dificultando a universalização desse direito tão importante. Logo, faz-se imperiosa a análise dessa conjuntura.

Em primeira análise, é evidente que a baixa contribuição da ciência para o bem-estar social no Brasil ocorre em virtude do da negligência do poder público. Sob esse viés, em sua obra "O Leviata". Thomas Hobbes, filósofo inglês, aborda a importância do Estado em manter o contrato social, o que possibilita a harmonia de todos. No entanto, esse acordo é afetado, já que o governo não investe no meio científico e tecnológico, contribuindo de forma infeliz para a baixa incidência cientifica no meio social brasileiro.

Além disso, a pouca contribuição da ciência para o bem-estar social no país, é fruto da falta de interesse das grandes empresas. Sob essa óptica, Durkheim, sociólogo francês, desenvolveu o conceito de anomia, que diz que se um elemento da sociedade falhar na sua função, cria uma patologia no corpo da comunidade. Dessa forma, o Estado falha não facilitando entrada e investimentos de multinacionais por conta da elevada burocracia.

Portanto, medidas capazes de mitigar essa problemática devem ser adotadas. Dessa forma, o Estado, órgão de maior poder no país, deve investir na ciência, por meio da arrecadação de impostos, com intuito de contribuir para o bem-estar da população. Além disso, os governantes devem diminuir a burocracia para que as empresas possam investir na ciência brasileira, para ajudar toda a nação.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por camis23
#60832
@Mateus1212, bom-dia! irei corrigir sua redação, ok?!

A Constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 218, o desenvolvimento científico e tecnológico. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa o descaso do governo e das grandes empresas que negligenciam a contribuição da ciência para o bem-estar social no Brasil, dificultando a universalização desse direito tão importante. Logo, faz-se imperiosa a análise dessa conjuntura.

Em primeira análise, é evidente que a baixa contribuição da ciência para o bem-estar social no Brasil ocorre em virtude do da negligência do poder público. Sob esse viés, em sua obra O Leviatã Thomas Hobbes, filósofo inglês, aborda a importância do Estado em manter o contrato social, o que possibilita a harmonia de todos. No entanto, esse acordo é afetado, já que o governo não investe no meio científico e tecnológico, contribuindo de forma infeliz (Tente fazer uso de um vocábulo de tom menos informal, que não traga vícios da oralidade. Ao invés disso, insira "contundente", por exemplo) para a baixa incidência cientifica no meio social brasileiro.(Você fez uso de uma boa alusão, entretanto, teve uma discussão ínfima sobre a problemática, tornando extremamente superficial a argumentação)

Além disso, a pouca contribuição da ciência para o bem-estar social no país, é fruto da falta de interesse das grandes empresas. Sob essa óptica, Durkheim(Ao citar pela primeira vez no texto o nome de um estudioso, não coloque apenas seu sobrenome, pois isso se configura algo beirando a informalidade - como se você e o sociólogo fossem próximos, - e caso queira fazer uma retomada do nome aí sim você pode introduzir apenas seu sobrenome), sociólogo francês, desenvolveu o conceito de anomia, que diz que se um elemento da sociedade falhar na sua função, cria uma patologia no corpo da comunidade. Dessa forma, o Estado falha não facilitando entrada e investimentos de multinacionais por conta da elevada burocracia. (Novamente faz uso de uma argumentação fraca, quase que inexistente. Inserir uma área do conhecimento não é sinônimo de argumentação, apenas embasa seu texto. Você precisa evidenciar causas e consequências acerca da temática)

Portanto, medidas capazes de mitigar essa problemática devem ser adotadas. Dessa forma, o Estado, órgão de maior poder no país, deve investir na ciência, por meio da arrecadação de impostos, com intuito de contribuir para o bem-estar da população. Além disso, os governantes devem diminuir a burocracia para que as empresas possam investir na ciência brasileira, para ajudar toda a nação. (Seu primeiro interventor foi eficaz - eu detalharia mais, mas em todo caso você foi correto - porém, eu segundo período não se caracteriza como um agente interventor. O Governo deve ser citado apenas uma vez como agente, assim como as ramificações que se relacionam a ele. Visto isso, é necessário que você ou coloque governadores associados ao Governo Federal ou insira apenas o Governo em si mesmo. Em seguida, coloque outro agente interventor, como a Mídia, a Sociedade, entre outros. Faça isso de forma detalhada, obedecendo rigorosamente os quatro passos: "quem? o quê? como? para quê?")

COMENTÁRIO:Mostra domínio do tema e colocou alusões pertinentes, que realmente fazem jus ao tema. Porém, não discute da forma adequada e acaba se tornando um texto meramente expositivo nos desenvolvimentos 1 e 2. Fez o uso correto e diversificado dos conectivos. LEMBRE-SE! Você precisa apresentar, acima de tudo, repertório pessoal aliado ao seu repertório sociocultural.
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