Em primeira análise, é fulcral pontuar que a continua discriminação de negros no Brasil deriva da baixa atuação dos setores governamentais, no que concerne à criação de mecanismos que coíbam tais recorrências. Segundo o pensador Thomas Hobbes, o estado é responsável por garantir o bem-estar da população, entretanto, isso não ocorre no Brasil. Devido à falta de atuação das autoridades, com a ausência de uma política discriminatória, a sociedade nega o preconceito e o pratica por imaginarem que vivem onde não há discriminação racial. Desse modo, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal de forma urgente.
Ademais, é imperativo ressaltar a ausência de negros no mercado de trabalho como impulsionador da contínua discriminação de negros no Brasil. De acordo com os dados da Pnad Continua, ao final de 2020, de 8 milhões de pessoas, que perderam seus empregos, 7,4 milhões foram negras. Partindo desse pressuposto, vale ressaltar que, por causa do preconceito, os negros têm também dificuldade de ocupar cargos de maior exposição, como relações públicas, caixa bancário, secretários e recepcionistas, e de acordo com o Ministério Público do Trabalho os negros enfrentam complicações na progressão de carreira, na igualdade de salários e são os mais vulneráveis ao assédio moral no ambiente de trabalho. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Assim, medidas exequíveis são necessárias para conter o avanço da problemática na sociedade brasileira. Dessarte, com o intuito de mitigar a discriminação no Brasil, necessita-se, urgentemente que, o Supremo Tribunal Federal, por intermédio do Poder Legislativo, crie uma lei oficial contra a discriminação racial a fim de cessar com tal problema. Desse modo, atenuar-se-á, em médio e longo prazo, o impacto nocivo da discriminação, e a coletividade alcançará a Utopia de More.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada