Primeiramente, a falta de debate é um impasse no problema. Djamila Ribeiro explica que é preciso retirar uma problemática da invisibilidade para que soluções sejam promovidas. Tal constatação é nítida na questão da resolução do desperdício de alimentos no Brasil, de modo que o descarte desnecessário de comida não é debatido suficientemente, gerando desinformação acerca do valor desses recursos e renovando o ciclo de desperdício. Assim, urge retirar esse problema do silenciamento para atuar sobre ele, como explica a pensadora.
Em segundo lugar, a educação precária sobre o assunto é um desafio no problema. Hobbes explica que a função do Estado é garantir o bem estar da população. Esse pensamento opõe-se à realidade educacional brasileira, uma vez que há insuficiência no ensino alimentar e questões culturais consumistas não são revertidas, gerando maior consumo inadequado e desperdício exacerbado, fatores que trabalham para o aumento da desigualdade social. Assim, é necessário encaixar a educação e a cultura alimentar como agentes de manutenção do bem estar individual e social.
Portanto, é necessário intervir sobre o problema. Para isso, o Poder Público, juntamente com os meios midiáticos, deve destinar verba para campanhas de debate e conscientização sobre o desperdício de alimentos, através de programas de tv e propagandas, a fim de estimular o pensamento crítico sobre a questão. Em paralelo, o Ministério da Educação deve incluir projetos e atividades que levem educação nutricional e consciência coletiva aos estudantes, por meio das escolas e espaços sociais, a fim de desenvolver o pensamento acerca do valor dos alimentos, e do bem estar individual e coletivo.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada