De início, é oportuno entender como a opressão existe nos postos de trabalho. Desse modo, cabe rememorar o drama vivido por Andrea, na produção cinematográfica estadunidense "O diabo veste prada", a qual, é duramente criticada pelo seu visual, atormentada pela sua chefe Miranda e suas colegas de profissão. Fora da ficção, a protagonista representa milhares de trabalhadores oprimidos pelo seu padrão corpóreo, pelo seu estilo de vestir e pelas suas preferências estéticas, pressionados a seguir uma inalcançável estética, consequentemente sujeitos à anorexia, depressão e perda de identidade. Conclui-se que, enquanto a opressão atuar no ambiente profissional, o alcance de uma conduta ética será impossível.
Além disso, o autoritarismo é outro fator que impossibilita a concretização de uma postura satisfatória. Acerca disso, é mister relembrar a animação "Os Incríveis", da produtora norte-americana Pixar, na qual, o protagonista Senhor Incrível abandona seu escritório de trabalho em razão do comportamento do seu superior, Gilbert, que lida com os seus colaboradores de forma desrespeitosa e estamentária. Em suma, é incontestável o fato de que uma conduta autoritária e abusiva por parte da liderança empresarial afete a harmonia nos ambientes profissionais, efetando negativamente os laços interpessoais. Portanto, o tratamento cordial e indistinto nos locais de trabalho deve ser pregado e efetivado.
Mediante ao exposto, medidas que afirmem uma vivência saudável na jornada trabalhista devem ser tomadas. Para tanto, os setores de Recursos Humanos de cada empresa devem promover cursos de capacitação ética para todos os trabalhadores, além disso, a opressão e do abuso de poder devem ser temas principais da metodologia de ensino, a partir do capital da própria instituição. Outrossim, o mesmo agente deve promover atividades coletivas socioemocionais, com o fito de promover a harmonia e a ética trabalhista. Destarte, uma conduta ética nos ambientes profissionais poderá ser garantida, ao passo que se distanciará dos postos de trabalho das empresas do período da Revolução Industrial .
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada