Em primeiro lugar, cabe abordar que a mazela apontada é resultado de uma sociedade criada e desenvolvida com a premissa de que a competitividade é um conectivo direto ao sucesso, sendo necessária para a convivência coletiva. Segundo o filósofo John Locke, o homem nasce como uma folha em branco, o qual adquire conhecimento por intermédio de experiências e tem a sua vida como “páginas” em branco, que são preenchidas com a educação. Desse modo, enquanto as redes de ensino seguirem incentivando a competitividade, esse será um problema presente em nosso cotidiano.
Nesse contexto, é fundamental equilibrar a competitividade com a cooperação e o bom senso de coletividade. O sociólogo Erving Goffman, em um de seus trabalhos, afirma que, devido à influência de fatores compulsivos, o cidadão perde seu pensamento individual e se junta a uma massa coletiva, apontando assim a influência da sociedade na formação psicológica de seus indivíduos, que tendem a seguir o mesmo caminho de seus ancestrais, desenvolvendo assim, um ciclo contínuo e vicioso.
Em face do relatado, cabe ao poder Executivo, órgão responsável pela fiscalização e execução das leis, em conjunto do Ministério da Educação, realizar alterações efetivas no método de ensino brasileiro, incentivando a cooperação social, e assim, garantir o abrandamento da coletividade e suas consequências.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.