Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos de "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
#54451
A civilização contemporânea e o terrorismo vivenciado no mundo à fora torna mais visível a intolerância entre povos e religiões. Tendo uma perspectiva hostil na construção da paz mundial, o ocorrido fato terrorista de 11 de setembro de 2001, no Estados Unidos gerou uma nova escalada terrorista.
Os atentados terroristas evidenciam a dificuldade em que boa parte da população mundial tem em estabelecer condições diplomáticas amigáveis que assegure os direitos os direitos individuais e coletivos. O estado islâmico é prova viva de intolerância politica e religiosa, em que seus atentados terroristas são bastante agressivos, praticando atos violentos contra a vida humana.
A maior parte da população mundial reagi com bastante repulsa a esses atos terroristas, onde o direito a vida se torna um ideal valioso, e que devemos sempre estabelecer relações cordiais entre povos e religiões do mundo todo .
Infelizmente, ainda nos dias atuais presenciamos esses atentos terrorista com bastante frequência nos países europeus.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 0

Você não atingiu os critérios definidos na Competência 5. O participante não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.

#54486
Oi, @Emanuel126, tudo bem? Você tem boas ideias, mas infelizmente não atingiu uma nota tão alta porque não seguiu a estrutura esperada no modelo ENEM. Sugiro que você estude os materiais de apoio do projeto.
Tipo dissertativo-argumentativo (C2): tipo-dissertativo-argumentativo-c2-t15073.html
Elaboração da contextualização e da tese (C2 e C3): elaboracao-da-contextualizacao-e-da-tes ... 15078.html
Projeto de texto (C3): projeto-de-texto-c3-t15094.html
Proposta de intervenção (C5): proposta-de-intervencao-c5-t15145.html
Não desista!!! Conte comigo!!!
#54763
Basicamente é isso: Introdução, desenvolvimento e conclusão
Esilo: Dissertação

Introdução
É um parágrafo direto e não muito extenso onde você vai demonstrar que compreendeu o tema e afirmar algo sobre ele. Em uma linha você vai dizer de forma concisa a ideia central do seu texto e o seu posicionamento acerca daquilo. Ou seja, você vai apresentar o assunto a partir de um tópico frasal, que é uma opinião geral relacionada ao tema, e em seguida vai dizer se é contra, a favor ou qual é a importância de se discutir sobre isso. Essa parte deve ter até dois períodos (frases com pelo menos um verbo cada).

Então, em outras duas ou três linhas, você irá mostrar como sua tese será desenvolvida. Sendo assim, é preciso explicar de forma simples e rápida o que cada parágrafo irá abordar. Aqui você ainda não vai argumentar nada, mas apenas mostrar seus argumentos. Para isso, construa uma oração condensando o assunto de cada parágrafo do desenvolvimento.


Desenvolvimento
Aqui você irá detalhar tudo aquilo que foi dito na introdução. Apesar de não haver um número certo de parágrafos, é importante se atentar ao limite de linhas. Por isso, construa dois ou três parágrafos com mais ou menos o mesmo tamanho para manter um padrão e calcular direitinho quanto da folha você usará. Essa é a maior parte da redação de concurso e tem grande peso na hora da avaliação. Então, para não se enrolar todo, siga algumas dicas:

Faça o que você disse na introdução: você apresentou quais seriam os argumentos. Agora se atenha a eles para debater o tema exatamente como disse ao examinador que faria;
Não se desvie do que já foi dito: dizem que é sempre bom “extrapolar o tema”, ou seja, ir além do que a banca de pediu. No entanto, se na sua introdução você disse que falaria sobre X, então fale sobre X objetivamente, sem muitos rodeios. Você não precisa trazer W, Y e Z para ser claro no que quer dizer de X;
Conecte os parágrafos: cada um trará um argumento diferente, mas todos falam sobre a mesma coisa. Dessa forma, é necessário que eles estejam conectados um ao outro para fazer sentido e mostrar que um complementa o outro. Use termos como “assim”, “portanto”, “em seguida”, “no entanto”, de acordo com o que é pretendido na redação.
Conclusão
Este é o último parágrafo do seu texto e deve retomar todo o conteúdo explanado. Não vai acrescentar nada de novo, muito menos trazer outro argumento. Sendo assim, você deve reafirmar a tese da introdução e relembrar o leitor do que foi dito. Nesse final é válido trazer uma reflexão somada à uma solução para o problema trabalhado. Novamente seja simples e conciso. A conclusão não deve ter um tamanho muito diferente da introdução.
#55136
Dicas:

Introdução
:arrow: Se quiser, você pode começar o texto com um repertório sociocultural, como uma citação filosófica, uma alusão histórica ou uma referência "pop".
:arrow: Apresente o tema para um leitor imaginário que não leu a proposta. Uma boa contextualização pode ser entendida, por exemplo, por uma pessoa que encontrou seu texto na rua.
:arrow: Defina seu ponto de vista sobre o tema e sintetize-o em uma tese.
:!: Não se esqueça de usar as palavras-chave do tema.

Desenvolvimento
:arrow: Divida essa parte do texto em dois ou três parágrafos, a depender da orientação do concurso que você vai prestar.
:arrow: Em cada parágrafo, defenda um argumento central relacionada à sua tese.
:arrow: Cada parágrafo deve ter, preferencialmente, os seguintes elementos: tópico-frasal, em que você apresenta a ideia-núcleo; comprovação, em que você embasa a ideia-núcleo - aqui, recomenda-se o uso de repertório; aprofundamento, em que você desenvolve o argumento de forma mais aprofundada; e fechamento, em que você conclui seu raciocínio.
:!: Cuidado para não andar em círculos! Seu fechamento não pode repetir a ideia do tópico-frasal.

Conclusão
:arrow: Retome a sua tese e faça um "fechamento geral" das suas ideias.
:!: Não introduza novos argumentos, tampouco novos repertórios.

Extra
:arrow: Escreva na terceira pessoa. Não use a primeira (eu/nós) nem a segunda (você).
:arrow: Escreva em linguagem formal. Não use coloquialidades.
:arrow: Aprenda o básico de todos os tópicos essenciais da gramática. Desvios em excesso causam uma má impressão no corretor. Sugestão: exercicios-diagnosticos-com-gabarito-de ... 29204.html
:arrow: Não escreva mais do que o necessário.
:arrow: Não escolha palavras difíceis que você não conhece.
:arrow: Use conectivos para ligar as frases e os parágrafos.
:arrow: Evite reproduzir senso comum.
:arrow: Evite generalizações.
#55166
boa noite irmao!!! dei uma olha nas suas dicas e dei mais uma estudada e elaborei mas duas redações com propostas diferente...
irei te manda aqui se puder da uma olhada pra mim de agradeço!!
Proposta 1: As drogas ilícitas e a sociedade contemporânea
Temática para abordar:
- As drogas na sociedade contemporânea
- O negocio lucrativo das drogas
- O narcotráfico crime organizado global
  • As drogas ilícitas e a sociedade contemporânea
As drogas ilícitas está cada vez mais presente na sociedade atual. Seu uso é feita por boa parte parte da comunidade jovem, que em sua grande maioria buscam refugio dos seus problemas sociais e familiares, sendo uma forma ilusória de resolver esses problemas.
A grande discussão existente em torno de sua descriminalização revela que se trata, mais do que de uma matéria de segurança pública ou de grande relevância social, onde seu uso podem gerar consequências graves que atingem desde a comunidade até o núcleo familiar do usuário.
Portanto, o uso das drogas ilícitas acabam gerando um comercio bastante lucrativo, onde os mandatários os chefes gerais do tráfico fomentam suas negociação e riqueza advindas desse comércio, que é mais conhecido como narcotráfico.
Por fim, o narcotráfico é caracterizado pela venda dessas substâncias ilícitas, onde sua distribuição é feita de maneira bastante rápido e prática pelo que conhecemos de crime organizado de maneira global.

O termo evasão escolar é o ato de ab[…]

Hoje em dia os brasileiros estão cada vez m[…]

Achei ótima a sua redação, mu[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM