Em primeiro plano, a escola possuí um papel importante na solução de atos como o bullying, porém esse papel só veio se tornar importante em 2016, do qual foi o ano em que a prevenção e o combate à prática tornou-se lei no Brasil. Escrito por Stephen Cbosky "As vantagens de ser invisível", é um livro do qual o adjetivo "invisível" diz respeito ao personagem que precisa contornar situações de exclusão no ambiente escolar e busca sempre fugir das pessoas que cometem esses ataques. De maneira análoga a isso, é necessário que a escola se torne um ambiente de acolhimento, e vise sempre investigar atos encobertos de bullying pois a vítima passa a temer o pior, caso tome a decisão de procurar ajuda além de que, sua autoestima será afetada correndo o risco de desenvolver uma grave doença.
Em segundo plano, é de suma importância explicar que, a baixa autoestima não é considerada uma doença, porém, quando o estado é agravante um indivíduo se torna mais propício de desenvolver uma doença, como por exemplo depressão, ansiedade e diversos transtornos. De acordo com uma pesquisa feita pela USP, 85% da população afirma ter baixa autoestima devido á situações de exclusão no ambiente escolar e a forte influência mediática que julga corpos reais e aplaudem corpos dentro de padrões dos quais são inalcançáveis, visto que a maioria só existe pelo fato de ter sido "construído" por meio de plásticas e procedimentos estéticos. Logo, esse corpo social que não consegue se encaixar nos padrões se sente abatido e o que deveria ser apenas baixa autoestima se torna uma grave doença, fazendo muitas das vezes que a pessoa tema contra a própria vida. Desse modo, fica evidente que essa realidade precisa ser alterada para que não ocorra esse tipo de tragédia.
Diante do exposto, é notória a urgência de medidas cabíveis que venham dissipar os pensamentos preconceituosos da sociedade. Portanto, cabe ao poder público criador da lei que incentiva o combate à prática do bullying , fiscalizar as instituições e fazer valer o que está no Diário Oficial, contratando, inclusive, mais psicólogos para os colégios. Além disso, a mídia é uma ferramenta de suma importância, cuja a função é levar informação para a população, mas não só isso, como também é responsável por influenciar pessoas. Logo deve-se criar campanhas e desafios, por meio das redes sociais juntamente com denúncias , a fim de facilitar o trabalho do governo. Ademais, criar debates sobre o reflexo que essas atitudes tem na vida das pessoas e como isso as prejudica tanto fisicamente , quanto mentalmente é uma atitude da qual vale a pena tomar. Só assim será possível construir uma sociedade que, viva em seus próprios padrões, longe de estereótipos idealizados.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.