• Avatar do usuário
#68808
No drama “Cúmplices de um resgate", de 2015, a personagem Priscila comprova que a sociedade atual está numa busca constante pela perfeição. Vocalista de uma banda e negligenciada pela mãe, a menina de 13 anos, precisava lidar com os duros padrões impostos pela sociedade, alimentando sua busca insaciável pela perfeição. A realidade pouco se distancia da da ficção, hordienamente, vivemos em uma sociedade totalmente escrava do culto ao corpo perfeito, onde a liberdade de se vestir e cuidar dá aparência está sendo manipulada. Desse modo, cabe-nos analisar as causas e as consequências dessa busca desenfreada pela perfeição.
Em uma primeira análise, é importante destacar que a publicidade é um dos impulsionadores do problema no Brasil. A cantora estadunidense Demi Lovato, em sua canção “I Love Me" destaca a influência negativa que as revistas exerceram sobre ela, sua maneira de cuidar da aparência. A canção de demi tem se aplicado à sociedade brasileira, haja vista, que as publicidades comerciais são utilizadas para gerar atitude de consumo pela crença de uma necessidade, sendo assim, as singularidades são convertidas em inadequações e a busca pela adequação as padrões se inicia. Portanto, tornou-se evidente que a coisificação do corpo sublime como objeto de adoração estão profundamente impregnado na sociedade capitalista.
É fundamental pontuar, ainda as consequências que a busca insaciável pela perfeição gera na população. Por não corresponde a imagem do corpo sublime que aparece na TV, nas revistas e nos cinemas, as pessoas mergulham em quadros de depressão, transtornos alimentares e obsessões diversas. A título de exemplo, a cantora demi citada anteriormente, em seu documentário “ Dancing with the devil" relatou que durante sua busca pela perfeição, ela desenvolveu transtornos bulimicos e vício em substâncias químicas, tendo uma overdose, em 2018, que quase a cessou sua vida. Dessa maneira, é nítido que, quando se trata da perfeição a autorreferencia afeta seriamente a autoestima e tudo isso trás sérias consequências.
Logo, fica claro que a busca pela perfeição é sim um problema intrinsecamente ligado a realidade do país. Sendo assim, cabe ao Ministério da Saúde, órgão responsável por garantir o bem estar social, em parceria com as mídias televisivas, cria campanhas públicas, por meio, de propagandas “ reversa” que tenha por objetivo incentivar a aceitação pessoal. Afim, de romper os padrões impostos pela sociedade e assim diminuir a busca pela perfeição
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Muito se tem discutido, recentemente, acerca das d[…]

nycolas2005 , muito obrigada, fico feliz pela cor[…]

Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio &aacu[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM