• Avatar do usuário
#82270
Na série “Verdades Secretas”, a personagem Laila é uma ex-modelo que planeja voltar a trabalhar em sua carreira, porém, ao longo do processo, desenvolve um tipo de dismorfia corporal e, posteriormente, faz o uso de drogas ilícitas para que esse suposto defeito não se faça mais presente. Fora das telas, milhões de brasileiros se mostram insatisfeitos com o próprio corpo, problema esse agravado pela forma como a informação chega às pessoas no século XXI. Sob esse aspecto, convém analisar as principais causas e medidas a serem tomadas para a resolução desse impasse.
Em primeiro plano, deve-se observar o papel da mídia nesse debate, já que essa atua como principal veiculo no que diz respeito a busca da beleza ideal. Nesse sentido, redes sociais e aplicativos seguem como principais vilões, não só através de edições que tornam os copos dos usuários mais atraentes em fotografias (segundo uma tendência criada pelos próprios desenvolvedores por meio de algoritmos), mas também promovendo procedimentos cirúrgicos que podem levar à morte.
Outro fator a ser abordado é que, mesmo agravado pelas invenções tecnológicas contemporâneas, se trata de um problema antigo. O marketing da época tratava de incentivar hábitos que violentavam o corpo, com a premissa de que estes eram necessários para se alcançar à beleza, como por exemplo, uso de espartilhos que apertavam a cintura, entretanto chegavam a machucar a pele.
Portanto, vê-se que este é um problema que atravessa gerações, todavia é necessária uma mudança para que este cesse no presente e não evolua no futuro. É fundamental a ação do Ministério da Ciência e Tecnologia por meio de leis que estabeleçam limites na forma como esse conteúdo é transmitida ao usuário, com a finalidade que estes não desenvolvam posteriormente algum tipo de dano.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Anna1 xIsabellasz vingrid KarllaViit Pe[…]

se puderem corrigir essa redação, fi[…]

Parabéns amiga! :)

O quadro expressionista "O grito" do pin[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM