Precipuamente, é fulcral pontuar que os danos ao meio ambiente, bem como o desequilíbrio ecológico propiciados pelo contrabando derivam da baixa atuação dos setores governamentais, no que concerne à criação de mecanismos que coíba tal recorrência. Segundo a Constituição Federal de 1988, no seu artigo 225, é dever do poder público, proteger a fauna e a flora das práticas que coloquem em risco sua função ecológica. Contudo, é possível notar que tal diretriz não dá sinais de plena execução, visto que os investimentos e projetos de leis que garantam a segurança e a preservação do meio ambiente não encontram espaço e respaldo político necessário. Desse modo, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal de forma urgente.
Ademais, é imperativo ressaltar a extinção de espécies como decorrência da exploração ilegal de plantas e animais. De acordo com um levantamento realizado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, das 12.256 espécies da fauna brasileira analisadas, 1.173 estão ameaçadas de extinção e o tráfico é a segunda principal causa. Destarte, tudo isso retarda a resolução do empecilho, já que a não observância desse fator contribui para a perpetuação desse quadro deletério.
Portanto, medidas exequíveis são necessárias para conter o avanço da problemática no país. Para tanto, necessita-se, que o Governo Federal em conjunto com o Ministério do Meio Ambiente — órgão responsável pela execução das principais políticas e diretrizes a respeito do meio ambiente —, aumente a fiscalização, por meio de instalação de câmeras e mais policiamento nas fronteiras do Brasil, assim como nas áreas de proteção ambiental com o objetivo de impedir a perda da biodiversidade e manter o equilíbrio ambiental. Assim, poder-se-á diminuir, em médio a longo prazo, o impacto nocivo da biopirataria na realidade brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.